Botticelli

Páginas: 3 (639 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Sandro Botticelli
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi passou à história da arte como Sandro Botticelli, nasceu no dia 1º de março de 1445 e morreu em 17 de Maio de 1510. Desde jovem,dedicou-se à pintura mostrando grande talento para as artes.
Sandro foi aprendiz de Andréa del Verrocchio entre 1467 e 1470, na mesma época de Leonardo da Vinci. Aos 25 anos abriu seu próprio ateliê e recebeua encomenda de pintar "A Coragem", para uma instituição judicial florentina.
Dedicou boa parte de sua carreira às grandes famílias dessa cidade-estado da Toscana, especialmente aos Medici, para osquais pintou as obras "Retrato de Giuliano de Médici" (1475-1476) e "A adoração dos Magos" (1476-1477). Esta ultima foi a obra que o colocou definitivamente sobre a proteção dessa rica e importantefamília, que protagonizava a história de Florença e da Itália na época.
Em 1481, Botticelli foi chamado a Roma pelo Papa Sisto 4º para trabalhar, junto com Ghirlandaio, Luca Signorelli, Cosimo Rosselli ePerugino, na decoração da capela Sistina, onde realizou os afrescos "As provações de Moisés, "O castigo dos Rebeldes" e a "Tentação de Cristo". Sua arte foi influenciada por artistas importantes comoFra Filippo Lippi e o pintor e gravador Antonio del Pollaiuolo. Participou dos círculos da corte de Lorenzo de Medici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão que pretendia conciliar asideias cristãs com as clássicas.
Pintou cenas mitológicas, como "A Primavera" (1477) e "O Nascimento da Vênus" (1485), a qual é uma das mais célebres obras do renascimento.
São frequentes também osquadros de temática religiosa como "A Virgem escrevendo o Magnificat" (1485), "A Virgem de Granada" (1487), "A Coroação da Virgem" (1490), "Virgem com o Menino e dois Santos" (1485), "São Sebastião"(1473-1474) e um afresco sobre Santo Agostinho (1480).
Os anos que se seguiram a 1494 foram difíceis tanto para a cidade de Florença como para o pintor. Os Medici perderam o poder e o monge dominicano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Botticelli
  • Botticelli
  • Bramante e botticelli
  • Sandro Botticelli
  • sandro botticelli
  • Sandro botticelli
  • Biografia de Botticelli
  • Sandro Botticelli

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!