Samba de Gafieira- do samba no pé à dança de salão

Páginas: 11 (2629 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
CURSO DE TEORIA DA DANÇA




GISELLE LUCY DA COSTA ROCHA

SAMBA DE GAFIEIRA: Do samba no pé à dança de salão.






RIO DE JANEIRO
(2012)

SUMÁRIO
1. Introdução
1.1 Objetivos
1.2 Justificativa
1.3 Metodologia

2. Desenvolvimento
2.1 Uma breve história acerca dosurgimento do Samba
2.2 O Samba-no-pé
2.3 O Samba de Gafieira

3. Conclusões

Referências

Anexos
Anexo A
Anexo B
Anexo C








1. INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que no meio da dança de salão de São Paulo e Rio de Janeiro o samba de gafieira é o gênero mais dançado atualmente.
A procura pelo gênero tem aumentado sensivelmente desde meados da década de 90.Consequentemente novas gerações de dançarinos apareceram e invadiram as pistas com infinitos movimentos novos. Novos estilos foram criados, porém percebe-se que atualmente há uma tendência da mescla da modernidade com o samba de gafieira tradicional.
Muitas pessoas que são leigas no assunto não sabem a diferença do samba de gafieira para o samba no pé. Esse é exatamente o foco da pesquisa: apresentar essassuas modalidades desde o nascimento até os dias de hoje, a partir de suas origens; observação participante, fontes conhecidas, e opiniões de pessoas que estão inseridas nesse meio.
Entre os nomes mais conhecidos e bem conceituados no ramo do samba de gafieira temos Maria Antonieta (a dama da dança de salão), Jaime Arôxa, Carlinhos de Jesus (o malandro do samba carioca), João Carlos Ramos (ocoreógrafo), Jimmy, Osvaldo e Kiko.
Segundo Marco Antônio Perna, a palavra samba surgiu de vários elementos africanos e o samba do Rio de Janeiro surgiu do batuque africano, de Angola e do Congo.
Antes do surgimento do samba propriamente dito, se dançava o batuque africano em filas ou em rodas com o ritmo sendo acompanhado por palmas.
Depois da abolição da escravatura, no final do século XIX, seformaram basicamente duas vertentes do samba, a primeira na Cidade Nova/Praça Onze, onde nomes como Pixinguinha e Donga estavam presentes, esse samba tinha uma grande influência do maxixe, e desse samba surgiu posteriormente o samba dançado a dois, o samba de gafieira, que foi a mistura do maxixe com outras danças europeias.
A segunda vertente foi a que subiu o morro, levada por problemassocioeconômicos da época, onde deu origem, entre outras coisas, às escolas de samba, e na forma dançada, ao samba-no-pé. Foi nessa vertente que a percussão, oriunda do batuque africano, se fez mais presente.
O samba originalmente era dançado em cabarés e gafieiras, daí o nome samba de gafieira, localizados em sobrados de Botafogo, Catete e Centro, no Rio de Janeiro; bairros onde estão situadas as academiasmais conhecidas.
São várias as variações do samba, e entre elas temos: o samba-enredo (mais indicado para samba-no-pé), o choro ou chorinho, o samba-canção (muitas vezes dançado como bolero), o samba propriamente dito, o pagode paulista (ou sambalanço), e o samba de breque (dançado da mesma forma do samba normal).
No Rio, pode-se dividir o samba em três estilos: o samba rasgado (rápido), osamba lento sem ginga com técnica apurada e o samba com ginga com técnica apurada; cada um desses estilos possui seu propósito.
É importante conhecer a história do samba, suas raízes e suas vertentes, pois ele faz parte da história dos brasileiros, dele originaram-se vários ritmos e estilos de dança existentes atualmente. E muitos que não tem conhecimento na área do samba de gafieira tradicional, oadmiram e têm intenção de receber aulas dessa modalidade tão requisitada nos salões.

2. DESENVONVIMENTO
2.1 Uma breve história acerca do surgimento do Samba
O samba nasceu proveniente de uma adaptação sonora do ritmo africano “semba”, chegando às terras brasileiras no período colonial, trazido pelos povos falantes da língua bantu. Para o povo que falava quimbundo, a palavra “semba”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Samba de Gafieira
  • Danças: Contemporânea; Samba e Frevo
  • Samba
  • samba
  • Samba
  • Samba
  • O samba
  • Samba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!