sallmonela

389 palavras 2 páginas
As salmonelas são microrganismos que estão largamente disseminados na natureza, habitando o tubo digestivo de mamíferos, aves répteis.

A infecção por samonelas é determinada quase sempre por intermédio da ingestão de alimentos contaminados com fezes. Ovos (de pata, peruas, galinhas, etc), carne (de porco, de vaca, de carneiro) e derivados, além do leite e de seus derivados, constituem as fontes mais comuns de infecção.
Nos adultos a maioria das infecções causadas relaciona-se com reservatórios animais de samonelas. Nos lactentes predomina a transmissão a partir de portadores (mãe, enfermeiros, médicos, etc) ou a infecção cruzada em berçários, enfermarias e creches.

Factores de risco[editar]
Idade;
Imunossupressão;
Leucemia;
Anemia;
Menor acidez gástrica.

Doença
Patologias como gastroenterite, septicémia, febre entérica causam os sintomas da salmonelose.
Gastroenterite: salmonelose mais frequente, a sua sintomatologia surge 6 a 48h após ingestão de alimentos ou água contaminados; os sintomas mais comuns são: diarreia não sanguinolenta, náuseas, dores abdominais tipo cólica e cefaleias. É autolimitada, durando de 2 dias até 1 semana.
Septicemia: Todas as espécies de Salmonella podem causar bacteriémia, mas em particular os sorovares, Salmonella Choleraesuis, Salmonella Paratyphi e Salmonella Typhi; como grupos de risco, encontram-se crianças, idosos, e indivíduos seropositivos;
Febre entérica, vulgarmente conhecida por febre tifóide (diferente do tifo), infecção sistémica febril caracterizada por febre gradual constante 10 a 14 dias após a infecção. Resulta especialmente de Salmonella Typhi, boa produtora de antígeno Vi. Agentes bacterianos: Salmonella Typhi, Salmonella Paratyphi.
A colonização crônica por Salmonella Typhi por um período superior a 1 ano após a doença sintomática pode ser assintomática, sendo a vesícula biliar o reservatório bacteriano preferencial.

Transmissão
Ingestão de alimentos contaminados.
Ingestão de água contaminada

Relacionados

  • Sallmonela
    1113 palavras | 5 páginas
  • microbiologia do suco de maracuja
    2644 palavras | 11 páginas