Sagarana

Páginas: 5 (1151 palavras) Publicado: 4 de março de 2014
Foco narrativo: terceira pessoa.
Enredo: Sete-de-ouros, um burrinho já idoso, é escolhido para servir de montaria num transporte de gado.
Um dos vaqueiros, Silvino, está com ódio de Badu, que anda namorando a moça de quem Silvino gostava.
Corre o boato, entre os vaqueiros, de que Silvino pretende vingar-se do rival.
De fato, Silvino atiça um touro e o faz investir contra Badu, que, porém,consegue dominá-lo.
Os vaqueiros continuam murmurando que Silvino vai matar Badu. A caminho de volta, este, bêbado, é o último a sair do bar e tem de montar no burro.

Anoitece e Silvino revela a seu irmão o plano de morte. Contudo, na travessia do Córrego da Fome, que pela cheia transformara-se em rio perigoso, vaqueiros e cavalos se afogam.
Salvam-se apenas Badu e Francolim, um montado e outropendurado no rabo do burrinho.
Sete-de-Ouros, burro velho e desacreditado, personifica a cautela, a prudência e a muito mineira noção de que não vale a pena lutar contra a correnteza, se o que se pretende é a travessia.
Foco narrativo: terceira pessoa
Enredo:Turíbio Todo é um capiau, um seleiro papudo, vagabundo, vingativo e mau, nas palavras do narrador.
Sua mulher, dona Silvana, também nãoparece ser pessoa virtuosa: trai o marido com o ex-militar Cassiano Gomes.
Turíbio, voltando de uma pescaria, surpreende a esposa com o amante: ‘veio encontrá-la em pleno (...) adultério, no mais doce, dado e descuidoso dos idílios fraudulentos’.
Turíbio trama a morte do militar mas a bala destinada a matar Cassiano não acerta o adúltero, mas sim seu irmão inocente, Levindo Gomes.
Inicia-se aíuma segunda vingança: não mais um marido buscando o amante da esposa, mas um homem – Cassiano – buscando o assassino do irmão.
Turíbio refugia-se no sertão e passa de perseguidor a perseguido (por Cassiano).
Durante meses ambos travem um ‘duelo’ no sertão e, às vezes, passam tão perto um do outro que quase se encontram.
Turíbio sabe que Cassiano sofre do coração. Procura, então, escapar àperseguição querendo cansar o oponente para levá-lo à morte.
Após cinco meses de fuga, Turíbio Todo atravessa o rio Paraopeba e vai para São Paulo. Cassiano Gomes retorna para Vista Alegre onde reencontra com a mulher do perseguido.
Descansa e consulta um boticário que diagnostica doença grave no coração. Cassiano retoma a caçada de Turíbio, mas tem de fazer um repouso forçado no Mosquito, um povoadoperdido no sertão. A doença se agrava e Cassiano agoniza.
O coração fraco de Cassiano vai provocar sua morte. Mas, antes de morrer, ajuda com generosidade a um capiau que vive na miséria chamado Vinte-e-um. ou Timpim.
Turíbio, ao saber da morte de Cassiano, volta para sua mulher. Vinte-e-um, porém, o identifica e mata, cumprindo assim a vingança que prometera a Cassiano.

"Sete de Ouros",burro velho e desacreditado, personifica a cautela, a prudência e a muito mineira noção de que nada vale lutar contra a correnteza.

SARAPALHA

Tema: amor/desamor, derrota, solidão, traição. Note como o autor invoca sempre assuntos míticos: essa história – briga de dois homens por uma mulher – já está presente na Guerra de Tróia.

Foco narrativo: conto narrado em terceira pessoa – narradoronisciente e não participante da estória.
Enredo: Primo Ribeiro e primo Argemiro, ambos estão com malária, são os únicos habitantes do vau de Sarapalha – à beira do rio Pará -  lugar dizimado pela epidemia e abandonado pelos demais moradores.
Além deles, uma preta velha, cozinheira, e um perdigueiro, que ‘bate a língua, bate orelhas, e anda curta distância, maleando as patas, com donaire de dama’.Sujeitos a periódicos ataques de febre, cada vez mais sérios, esperam a morte. Saudosamente, evocam a lembrança da bela Luísa, mulher de primo Ribeiro que, ao manifestar-se a malária, tinha-o abandonado por causa de um boiadeiro.
Argemiro, que deseja morrer de consciência tranqüila, confessa ao primo que a sua mudança para a casa de Ribeiro foi motivada pela atração que sentia por Luísa....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sagarana
  • Sagarana
  • sagarana
  • Análise de Sagarana
  • Sagarana II
  • Resenha Sagarana Antônio Cândido
  • Resumo o burrinho pedrês (sagarana)
  • 9 Contos Sagarana 4 00

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!