Saber ecol gico Fitopl ncton

5799 palavras 24 páginas
Saber Ecológico:
O Fitoplâncton e nossas águas

Larissa Duarte Araújo Pereira

Apoio:

Larissa Duarte Araújo Pereira

Saber Ecológico:
O Fitoplâncton e nossas águas

Livro apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da PUC
Minas, como parte do trabalho de conclusão de curso de Larissa Duarte Araújo Pereira. Apoiado pelo projeto de pesquisa GT399, “Desenvolvimento de índices georeferenciados da qualidade das águas e caracterização sócio-ambiental da região de reservatórios em cascata: Volta Grande e Jaguará ” da
Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG.

BELO HORIZONTE
2013

Fig. 1

Apresentação
No planeta Terra, ambiente em que moramos, há uma série de seres vivos como: plantas, animais, bactérias e, ainda elementos que compõem matérias não vivas, como por exemplo, a água, as nuvens, o ar, as pedras.
Conscientes de que somos moradores de um planeta que nos oferece boas condições de moradias, sabemos também que temos que cuidar dele para que não haja degradação, poluição, desrespeito aos seres vivos, desperdícios de consumo entre outros maus comportamentos, para que consigamos sempre ter uma vida saudável. O ser humano, embora faça parte do meio ambiente, é um grande causador de destruição do meio e neste livro vamos tratar de um assunto muito importante, a água que nos sustenta, o fitoplâncton que nela vive e questões ambientais relacionadas. Este material tem como objetivo instruir alunos e professores dos ensinos fundamental e médio, acerca da problemática ambiental envolvendo a qualidade de nossas águas e o fitoplâncton, de uma maneira divertida, incentivando a transformação postural dos cidadãos brasileiros para que haja melhoria nos cuidados com o este recurso tão importante, levando a interações construtivas e corretas para manutenção do meio.
Larissa Duarte Araújo Pereira

5

Fig. 2

Carta ao estudante
Estudante,
Mais que um conteúdo a ser estudado na escola, os cuidados com o meio ambiente reúnem hoje um

Relacionados