saassasadasdcSDCdcdscS

688 palavras 3 páginas
SDVSDVSADVSDVSADVSDVSVSVSAVDSVDSVDresta o serviço àquela comunidade ou bairro. O mesmo acontece na maioria das concessões de linhas entre cidades no país.

Oligopólio:
1) Empresas aéreas* - GOL, TAM, Varig.
2) Empresas de telefonia móvel e celular - Claro, Oi, Tim, Telemig Celular.
3) Empresas de Gases Industriais e hospitalares - White Martins, Oximil.

Monopsônio:
Não existe um exemplo tão claro, mas imagine uma grande industria de derivados de leite, a Cotochés**, por exemplo, instalada em Rio Casca/MG que, sozinha, compra toda a produção de leite de todos os pequenos produtores nas cidades vizinhas.

Oligopsônio:
Também não há um exemplo claro, mas imagine grandes fabricantes de celulose*** como a Aracruz Celulose no ES, Bahia Sul Celulose na BA e a Cenibra em MG. Apenas estas três empresas comprando toda a produção de eucalipto de pequenos produtores espalhados pelos estados de Minas e Espírito Santo.

Concorrência Perfeita:

1) os lojistas da rua 25 de Maio em São Paulo (acho que o nome da rua é esta).
2) camelôs em shopings populares (Shoping Oiapóque em Belo Horizonte por exemplo)
3) Sistema bancário nacional - Banco do Brasil, Real, Unibanco, Itaú, etc.
4) Restaurantes.

Análises de estruturação de mercados podem ser mais complicados que parecem, e devem ser levadas em consideração uma série de nuances tais como produtos semelhantes, produtos correlatos, área de abrangência, concessões, a existência de agências reguladoras e fiscalizadoras, processos logísticos, etc.

* Se se analisa o mercado como um todo empresas de ônibus "poderiam" ser consideradas como concorrência perfeita, haja visto existirem centenas delas no país, mas no exemplo citado um monopólio indiscutivelmente. Mesmo porque, nem todas são legalizadas, nem todas são concorrentes em uma única linha, por exemplo entre Rio e São Paulo há duas empresas que servem ao mesmo propósito (oligopólio), mas entre São Paulo e Limeira apenas uma empresa faz o

Relacionados