Saúde publica

Páginas: 5 (1189 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
No seu processo histórico o SUS começou na prática nos anos 70, há 40 anos, com movimentos sociais e políticos contra a ditadura, pelas Liberdades Democráticas e Democratização do Estado, que se ampliava e fortalecia por uma sociedade justa e solidária e um novo Estado com políticas públicas para os direitos humanos básicos, com qualidade e universais. Na saúde, este movimento libertáriofortaleceu-se com a bandeira da Reforma Sanitária, antecipando o que viria, anos depois, a ser as diretrizes constitucionais da Universalidade, Igualdade e Participação da Comunidade.

O SUS é obrigação legal há 22 anos, com as Leis 80801 e 81422 de 1.990, Art.196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e deoutros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Nos anos 70, a ausência de estatuto da terra e reforma agrária, no modelo de desenvolvimento, levou ao grande empobrecimento da população e provocou intensa migração da zona rural e pequenas cidades, para as periferias das cidades médias e grandes, o que gerou grande tensão social nessasperiferias, de difícil controle pela repressão da ditadura.

Através das prefeituras municipais, iniciaram várias providências, nas quais os atendimentos precários a saúde com viaturas em bairros e vilas, e também em postinhos de saúde.

Essas providências foram feitas através de propostas e iniciativas de jovem sanitaristas e profissões de saúde, integrando as ações preventivas e curativas eganhando grande apoio da população antes excluída.

Nos anos 80, os movimentos: Municipal de Saúde e o da Reforma Sanitária conseguiram convênios para repasses financeiros do governo federal que muito fortaleceu a prestação de serviços básicos e integrais de saúde à população.

A desigualdade no acesso tem origens muito remotas. Até o início do século XX a assistência médica (cura de doenças)era realizada ou por médicos que atendiam somente aqueles capazes de pagar por seus serviços, ou por instituições de caridade sustentadas pela Igreja e por doações. Não havia participação do Estado nessa assistência.
A partir da década de 20 algumas empresas passaram a oferecer a seus empregados assistência médica, além de aposentadoria e pensões, com as Caixas de Aposentadorias e Pensões(CAPs).
Mais tarde, em meados do século XX, as CAPs foram substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), que atendiam a uma determinada categoria profissional, já com alguma participação do Estado nesta gestão.

Durante muitos anos a saúde foi definida como um estado físico e mental que indicava ausência de doença, ausência de sintoma. A transformação deste conceito veio com umacompreensão mais ampliada do processo saúde-doença, com a percepção de que múltiplos fatores determinavam o adoecer e que nem sempre estar doente significava apresentar sintomas.
Um fator inovador nesta trajetória foi a inclusão do social como um determinante a mais no processo saúde-doença, ou seja, para que qualquer indivíduo fosse considerado saudável deveria ter bem-estar físico, mental esocial, o que incluía boa alimentação, moradia, renda, lazer, trabalho, educação, etc.

O conceito de saúde, mais recentemente, sofreu novas mudanças. O aspecto social se mostrou tão relevante que acabou por registrar a importância dos sujeitos na condução e promoção da saúde. Um indivíduo só seria saudável se fosse capaz de cuidar e intervir em sua própria saúde.

Este é o conceito mais atual desaúde presente no debate mundial - a promoção da saúde, a compreensão de que todo sujeito é responsável pela sua saúde, pela participação na organização do sistema de atenção e pelo controle das ações desenvolvidas pelo Estado.



O Brasil passou por grandes transformações políticas,econômicas, demográficas e sociais nos últimos 40 anos.

Mensagens principais

Desde 1988, o Brasil tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saude publica
  • Saúde pública
  • Saude publica
  • Saude publica
  • Saude pública
  • saude publica
  • saude publica
  • saúde pública

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!