Sócrates

Páginas: 2 (425 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Sócrates nasceu em Atenas, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Ele foi o fundador do que conhecemos hj por filosofia. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre aessência da natureza  da alma humana.
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar oconhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do serhumano.
Ao contrário de outros, ele não fundou uma escola, preferia fazer seu trabalho em locais públicos (principalmente nas praças públicas e ginásios), agindo de forma descontraída edescompromissada, dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e políticos de sua época.15 Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras Platão que foi um dos seus principaisdiscípulos. Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.
Casado com Xantipa, nunca priorizou sua família, sempre entregue ao exercício dos dons de que era dotado. Sócrates se dedicava àquilo que eleconsiderava a ocupação mais importante: maiêutica, o parto das idéias. A maiêutica socrática funcionava a partir de dois momentos essenciais: um primeiro em que Sócrates levava os seus interlocutores a pôrem causa as suas próprias concepções e teorias sobre algum assunto; e um segundo momento em que conduzia os interlocutores a uma nova perspectiva do tema abordado. A maiêutica consistisse numautêntico parto de ideias, pois, mediante o questionamento dos seus interlocutores, Sócrates levava-os a colocar em causa os seus "preconceitos" acerca de determinado assunto, conduzindo-os a novas ideiassobre o tema em discussão, reconhecendo assim a sua ignorância e gerando novas ideias, mais próximas da verdade.
Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois criticou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socrates
  • Socrates
  • Sócrates
  • socrates
  • socrates
  • Socrates
  • Sócrates
  • Sócrates

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!