rytui

504 palavras 3 páginas
Trabalho de História - 9° ano A

Aculturação Indígena

Aluna: Ana Hellen Tavares
Professor:

O que é aculturação?

A mudança aculturativa [aculturação] pode ser consequência da transmissão cultural direta, pode ser derivada das causas não culturais, tais como modificações ecológicas e demográficas induzidas por um choque cultural; pode ser retardada por ajustamentos internos seguindo-se uma aceitação de traços ou padrões estranhos; ou uma adaptação em reação aos modos tradicionais de vida.

Sobre a aculturação Indígena

Durante a primeira metade do século XX introduz-se uma visão segundo a qual deveria ser adiado, se possível, o extermínio dos povos indígenas. A principal ação efetiva desse período está na criação do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) em 1910, que ressaltou uma política de respeito à pessoa do índio, destacando-se o modo dedicado e altruísta pelo qual seus agentes foram treinados para atender as necessidades básicas dos índios. É a partir do quadro descrito até agora que se forma o conceito tradicional de aculturação, onde se parte do princípio de que o índio é considerado uma criança, um ser primitivo. O conceito de aculturação desse período parte da ótica de que os índios estavam condenados à extinção, ao desaparecimento, ou na melhor das hipóteses ao seu “branqueamento”.

A segunda metade do século XX foi caracterizada por uma geração de antropólogos e indigenistas que começaram a rejeitar esse conceito tradicional de aculturação, demonstrando ao longo dos últimos 50 anos que ele não servia mais de paradigma de análise para o estudo das populações indígenas.

Um dos fatos mais marcantes para a antropologia indígena foi o crescimento demográfico das nações indígenas iniciado no Brasil a partir dos anos 50 e que perdura até hoje, apesar da má vontade das autoridades, dos políticos e de políticas indigenistas paternalizantes, a

Relacionados