rumo ao ecofeminismo queer

Páginas: 5 (1150 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Rumo ao ecofeminismo queer
A sociedade sempre vinculou a mulher a mundo da natureza (reprodução da espécie, cuidado com o próximo, vinculo maternal, etc) já o homem, ao mundo cultural. De forma que o homem sempre exerceu um papel de superioridade sobre a mulher.
O texto tem como finalidade propor uma mudança na forma de pensamento da sociedade atual, de forma que as mulheres e os/as queerdeixem de ser oprimidos em razão da sua natureza ou escolha.
O ecofeminismo constatou que a libertação das mulheres não ocorrerá plenamente sem a libertação da natureza, e vice-versa, da mesma forma que a teoria queer observa que se deve desvincular a desvalorização da mulher e da natureza, a desvalorização do erótico do mundo ocidental.
A ideologia cultural ocidental está estruturada emconjuntos de pares de dualismos, que são formas de organizar o mundo em duas vertentes, onde cada uma delas é vista como exclusiva e de oposição, em vez de incluir e complementar. Esses conjuntos são:
Cultura/Natureza
Razão/Natureza
Masculino/Feminino
Mente/Corpo
Mestre/Escravo
Razão/Matéria
Racionalidade/Animalidade
Razão/Emoção
Mente,Espirito/Natureza
Liberdade/NecessidadeUniversal/Particular
Humano /Natureza
Civilizado/Primitivo
Produção/Reprodução
Público/Privado
Sujeito/Objeto
Eu/Outro

Através disto vemos a forte ligação que há entre mulher e natureza, e a característica animalizada (irracional) a qual esta sujeita, tal ligação enfatiza sua inferioridade perante o mundo masculino, pode-se vê que ela sempre virá com o proposito de vim a ser o recurso para servi o seumestre.
Da mesma forma que ocorre com o movimento ecofeminista os/as queer quando expõem sua sexualidade esbarram com o padrão dominante de heterossexualidade da cultura ocidental. A opressão baseada no sexualismo não se restringe ao dualismo heterossexualismo/queer, um dos maiores problemas é a erotofobia da cultura, ou seja, um medo sobre assuntos ligados ao sexo. A opressão das mulheres nacultura ocidental é caracterizada por uma associação da mesma, com a emoção, corpo e a reprodução.
Algumas feministas chamadas liberais rejeitaram essas associações e tentaram alinhar-se a esfera pública masculina. As feministas culturais abraçaram essas associações e buscaram desvalorizar a cultura masculina. Já as ecofeministas rejeitam a estrutura do dualismo e buscam a igualdade entre homens emulheres com relação a cultura e da natureza.
Partindo de uma perspectiva ecofeminista queer, notamos que os/as queers são inferiorizados , sendo animalizado/as, feminizados/as, erotizados/as e naturalizados/as, por uma cultura que desvaloriza as mulheres, animais, natureza e sexualidade; esta ultima sendo desvalorizada, por se opor aos valores naturais de que a relação entre dois seres humanosdestina-se a procriação, por essa contradição é que se caracteriza esse movimento opressor. Diferentes práticas sexuais têm sido consideradas, um problema moral, um problema fisiológico ou um problema psicológico.
O cristianismo tem sido usado por meio de sua ideologia de dominação divinamente inspirada para retratar a heterossexualidade, o sexismo, o racismo, o classismo e a opressão ao mundonatural. Muitas feministas e ecofeministas afirmam que o precedente necessário para opressão e hierarquia foi a separação do homem da natureza, que ocorreu por volta de 4000 a.C.
“A visão rural – de que o espírito era imanente em toda a natureza, de que a sexualidade e a reprodução eram como a fertilidade da terra e que ambos eram sagrados – foi substituída por uma cosmovisão que concebia a divindadecomo transcendente, separada da natureza, e com os humanos e a natureza como criações de Deus e não como partes iguais de Deus. A Deusa mulher, bissexual ou hermafrodita foi substituída por um Deus masculino heterossexual do Pai e a trindade matrifocal da Donzela, Mãe e Anciã tornou-se a trindade patriarcal do Pai, Filho e Espírito Santo.”

Neste trecho do livro podemos notar algo muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ecofeminismo
  • Ecofeminismo
  • Ecofeminismo
  • Rumo
  • Teoria queer
  • Teoria Queer
  • Pedagogia Queer
  • Teoria queer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!