henry ford

Páginas: 2 (338 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Henry Ford
Industrial norte – americano nascido em uma fazenda e conhecido pelo pioneirismo da produção em série na indústria automobilística, ele foi o que deu a grande alavancada da produçãoindustrial moderna. Os automóveis práticos e acessíveis criados por Henry vieram mudar a vida de muitas pessoas. Sua linha de montagem móvel e as técnicas de fabrica em série estabeleceram edefiniram os padrões do processo industrial a um nível mundial na primeira metade do século XX.
O Fordismo foi um sistema de produção criado por Henry Ford, cuja sua principal característica é afabricação em massa. Ele criou esse sistema em 1914 para uma indústria de automóvel, projetando um sistema baseado numa linha de montagem. Seu principal objetivo era reduzir ao máximo os custos deprodução e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia o produto e cadafuncionário executava sua parte. Seus funcionários não precisavam sair do local de trabalho, resultando uma maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muitocapacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro da sua etapa de produção.
Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele geroualguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além de falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseavano pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.
Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio como o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. OToyotismo, surgido no Japão, seguia um sistema enxuto de produção, aumentando a produção, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficiência nos sistema produtivo. (www.suapesquisa.com.br)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Henry Ford
  • Henry ford
  • Henry ford
  • Henry ford
  • Henry Ford
  • Henry Ford
  • Henry Ford
  • Henry ford

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!