Rteyh

1479 palavras 6 páginas
LIBRAS A Língua Brasileira de Sinais

Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

Língua Brasileira de Sinais

Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

LIBRAS
A Língua Brasileira de Sinais (ou LIBRAS) é a língua usada pela comunidade surda do território brasileiro, diferente de todas as línguas de sinais de outras partes do mundo. Serve para a comunicação entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes.

1

É uma língua visual-espacial, ou seja, realiza-se no espaço com articuladores visuais: as mãos, o corpo, os movimentos e o espaço de sinalização.

O processo das crianças surdas adquirindo língua de sinais ocorre em período análogo à aquisição da linguagem em crianças adquirindo uma língua oral-auditiva.

LIBRAS
• Origem na Língua Francesa de Sinais, introduzida no Brasil por Eduard Huet (surdo francês que migrou para o Brasil com a corte portuguesa). • Em 1855, Huet fundou a Escola do Rio de Janeiro para a educação de Surdos (atual INES), com o apoio do Imperador Dom Pedro II, sendo diretor e professor.

2

Com o passar do tempo, a LIBRAS sofreu mudanças, sob influência da comunidade surda brasileira e de outras línguas de sinais.

Importância da Língua de Sinais
• • • • • Desenvolvimento Desenvolvimento Desenvolvimento Desenvolvimento Desenvolvimento linguístico. cognitivo. social. afetivo. acadêmico.

“As palavras desempenham um papel central não só no desenvolvimento do pensamento, mas também na evolução da história da consciência como um todo. Uma palavra é um microcosmo da consciência." (VYGOTSKY, 1991, p. 132).

3

“A palavra (o discurso interior) se revela como o material semiótico privilegiado do psiquismo. (...) se apresenta como o fundamento, a base da vida interior. A exclusão da palavra reduziria o psiquismo a quase nada." (BAKHTIN, 1997, p. 52)

“O pensamento não é simplesmente expresso em palavras, é por meio delas que ele passa a existir." (VYGOTSKY, 1991, p. 108) "Não é a atividade mental que

Relacionados