rsrefesre

356 palavras 2 páginas
O Arcadismo

Movimento com características reformistas, devido a profundas mudanças no contexto histórico mundial tais como a ascensão do iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências.
Uma vez que, portugal estava perdendo grande parte de suas colônias no oriente, o país passou a depender cada vez mais da exploração do brasil. Os aumentos frequentes dos impostos pagos pelos brasileiros sobre os minérios e as mercadorias em geral, provocaram uma insatisfação generalizada e fizeram com que os brasileiros começassem a manifestar os primeiros desejos de emancipação, que culminou na inconfidência mineira, da qual muitos dos poetas árcades participaram. Esses fatos foram responsáveis por sentimento nativista, e o índio aparece pela primeira vez como herói literário. O arcadismo brasileiro passar a buscar uma identidade nacional para a literatura e tem como marco inicial a publicação das obras poéticas de Cláudio Manuel da costa, em 1768.

Os principais autores do Arcadismo brasileiro foram:

Cláudio Manuel da Costa
Tomás Antônio Gonzaga
Basílio da Gama
Santa Rita Durão

Para a nossa análise nos concentraremos naqueles da chamada Arcádia Épica. São eles: Basílio da Gama e Santa Rita Durão.

Basílio da Gama
Obra mais importante: O Uraguai.

Narra as lutas dos índios de Sete Povos das Missões, no Uruguai contra o exército luso-espanhol. O poema dispõem-se cinco cantos de versos brancos e não está dividido em estrofes.
As personagens mitológicas, típicas do classicismo, são substituídas por elementos da cultura indígena. Tem-se a figura do índio como “bom selvagem” e a descrição da natureza brasileira exaltada, como é de se esperar no Arcadismo O episódio mais famoso do poema é a morte de Lindóia, que se deixa ser picada por uma serpente venenosa, depois da morte do marido.

Santa Rita Durão
Obra mais importante: Caramuru

Narra o descobrimento da Bahia. Diferentemente do Uraguai, esse poema retoma as estruturas

Relacionados