Rousseau e o Contrato Social

Páginas: 15 (3724 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra no ano de 1712, e morreu em 1778.
Dotado de excepcionais qualidades de inteligência e imaginação, foi ele um dos maiores escritores e filósofos do seu tempo. Em suas obras, defende a ideia da volta à natureza a excelência natural do homem a necessidade do contrato social para garantir os direitos da coletividade. Seu estilo apaixonado e eloquentetornou-se um dos mais poderosos instrumentos de agitação e propagada das ideias que haviam de constituir mas tarde o imenso cabedal teórico da grande revolução de 1989-93 ao lado de Diderot, D’Alembert e tantos outros nomes insignes que elevaram naquela época o pensamento cientifico e literário da França foi Rousseau um dos mais dos mais preciosos colaboradores do movimento enciclopedista. Das suasnumerosas obras, podem citar-se dentre as mais notáveis: Júlia ou A Nova Heloísa (1761), romance epistolar cheio de grande sentimentalidade e amor a natureza. O contrato social (1762) onde a vida social e considerada sobre a base de um contrato em que cada contratantes condiciona sua liberdade ao bem da comunidade procurando proceder sempre de acordo com as aspirações da maioria; Emilio ou Da Educação(1762), romance filosófico, no qual, partido do princípio de que o homem é naturalmente bom e má a educação dada pela sociedade, preconiza uma educação negativa como a melhor ou antes como a única boa ; As Confissões obra publicada após a morte do autor (1781-1788) e que é uma autobiografia sob todos os pontos de vista notável


Contrato Social
“O Contrato Social” inicia um debatepolítico e social que ainda não terminou, legitima o poder e funda a sociedade civil. Elabora os princípios do direito político, cuja autoridade não deve repousar sobre a autoridade paterna, no poder teocrático, nem na tirania, mas exclusivamente no governo formado através de um pacto social, com cujos princípios deveriam cada cidadão se comprometer individualmente, mediante renúncia de sua liberdadeindividual em prol de todos os associados que garantirão dignidade, igualdade jurídica e moral e a tão sonhada liberdade civil.
A questão que se coloca é a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade?
Segundo Rousseau isso seria possível através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberaniada sociedade, a soberania política da vontade coletiva.
Para o filósofo o início desse contrato social se deu no momento em que os indivíduos se unirão, visando superar obstáculos que não conseguiam em seu estado natural. Na passagem do estado de natureza para o estado civil, o homem muda. O instituto é substituído pela justiça.
Para Rousseau, o estado de natureza corresponde a um estadooriginal, no qual os homens viveriam sem governo. Os conflitos seriam decorrentes das lutas individuais pela autopreservação. O contrato social constitui o fim desse estado. A concessão dos direitos individuais em nome do bem comum conduz à organização política da sociedade. De acordo com Rousseau, a organização política resulta das necessidades sociais humanas.
Desse modo, ao abandonar oestado de natureza, o homem perde a independência, mas alcança uma forma de liberdade superior e elevada. Ao tornar-se cidadão de uma sociedade, ele tem a oportunidade de aprimorar suas potencialidades humanas e, portanto, desenvolver sua natureza e consciência racional. A virtude não é possível no estado de natureza, uma vez que apenas em sociedade os homens podem ter consciência de elementos morais(Livro 1, Cap. 6).
A soma das forças surge apenas quando muitas pessoas se unem. O contrato social é o ato necessário para que a união preserve cada indivíduo e seus respectivos bens, obedecendo a si próprio e livre como antes. As cláusulas do contrato social, embora nunca enunciadas, são reconhecidamente iguais em todos os lugares. Tais cláusulas são de tal modo determinadas pela natureza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo o contrato social rousseau
  • Rousseau
  • Rousseau- Do Contrato Social
  • O contrato social
  • Resumo Contrato Social
  • análise rousseau o contrato social
  • Resumo Contrato Social Rousseau
  • Análise do Contrato Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!