Rouseau resenha

1060 palavras 5 páginas
RESUMO

ROUSSEAU, ARAUTO DA LIBERDADE E O SONHO DA IGUALDADE.
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Foi destaque da época do iluminismo, suas ideias influenciaram a Revolução Francesa.
Foi criado pelo pai até os dez anos de idade quando perdeu o mesmo, sua mãe morrera em seu parto. Na adolescência estudou numa rígida escola religiosa e desenvolveu grande interesse pela leitura e música. Foi morar em Paris e, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite e começou a escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.
No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filósofo David Hume.
Sua obra principal é Do Contrato Social. Nela, defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o corrompe, a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização. Desta forma acredita que ele perde sua liberdade no momento em que se estabelecia, através de uma convenção, uma ordem social.

RESENHA

DO CONTRATO SOCIAL.
Cita desta obra que a família, é o primeiro modelo de sociedade política, onde o chefe é a imagem do pai, o povo a imagem dos filhos, tendo todos nascidos livres e iguais, negociam a liberdade em troca da sua utilidade, fazendo um comparativo, em que o Estado tem o prazer de comandar, excluindo o amor fraternal. Para Rousseau, tudo é feito pelo poder, se tiver que matar alguém para conseguir o poder, assim o será. Para Rousseau, o início desse Contrato social se deu no momento em que os indivíduos se uniram, visando superar obstáculos que não conseguiam em seu estado natural. Este é o ponto principal para existência deste contrato, o fato do homem ter escolhido passar do estado natural para o

Relacionados

  • Resenha: invasões bábaras
    636 palavras | 3 páginas
  • enfermagem
    40579 palavras | 163 páginas