rotulagem ambiental

Páginas: 7 (1566 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
O que é rotulagem ambiental?
A rotulagem ambiental – Ecolabelling – é uma metodologia voluntária de certificação e rotulagem de desempenho ambiental de produtos ou serviços que vem sendo praticada ao redor do mundo. Um rótulo ambiental é um selo que identifica, dentro de uma categoria específica de produtos/serviços, a preferência geral de um determinado produto ou serviço pelas questõesambientais, com base em considerações relativas ao ciclo de vida. Em contraste com outros símbolos “verdes” ou declarações feitas por fabricantes ou fornecedores de serviços, um rótulo ambiental é concedido por uma entidade de terceira parte, de forma imparcial, para determinados produtos ou serviços que são avaliados com base em critérios múltiplos previamente definidos.

Rotulagem ambiental

Arotulagem ambiental é, de acordo com a norma ISO 14020, um conjunto de instrumentos informativos que procura estimular a procura de produtos e serviços com baixos impactos ambientais através da disponibilização de informação relevante sobre os seus desempenhos ambientais.
O enquadramento da rotulagem ambiental tem em consideração a preocupação global e crescente da proteção do ambiente, por partedos governos, do mercado e dos cidadãos.
Desde que as empresas passaram a reconhecer as preocupações ambientais como uma vantagem competitiva e de distinção no mercado, declarações e rótulos ambientais começaram a emergir em vários produtos e serviços no mercado. Estes instrumentos fizeram ainda despertar o interesse dos consumidores, na redução dos impactos no ambiente através das suas opções decompra. 
A Organização Internacional de Normalização (ISO) determinou um conjunto de critérios para avaliar os esquemas de rotulagem ambiental, conhecida pela série ISO 14020. De acordo com a classificação ISO existem três tipos voluntários de esquemas de rótulos ambientais:
Tipo I: Rótulos ambientais certificados 
Tipo II: Auto-declarações ambientais
Tipo III: Declarações Ambientais doProduto, EPDs























Tipo I: Rótulos ambientais certificados
Esta norma estabelece os princípios e procedimentos para o desenvolvimento de programas de rotulagem ambiental , incluindo a seleção de categorias de produtos critérios ambientais dos produtos e características funcionais dos produtos, e para avaliar e demonstrar sua conformidade. Esta norma tambémestabelece os procedimentos de certificação para a concessão do rótulo.
O Rótulo Tipo I envolve análise multi-critério dos impactos ambientais associados
ao produto, cuja base é a análise do ciclo de vida. Para tratar deste tipo de rótulo, a ISO está desenvolvendo uma norma, a ISO 14024, cujo draft inclui:
• Guias para os programas de rotulagem estabelecerem categorias de produtos, oscritérios ambientais para cada categoria e as características de performance destes
produtos e;
• Guias para o processo de certificação (baseada na análise multicritério) e seu
monitoramento.

Exemplos:

Tipo II: Auto-declarações ambientais
As Auto-declaraçoes Tipo II são feitas pelos produtores, importadores ou distribuidores, de modo a comunicar informação sobre aspectos ambientais dos seusprodutos e serviços.
Estas declarações tipo II surgiram no mercado no final dos anos 80 e início dos anos 90. Os produtos normalmente exibiam declarações ambientais tais como "amigo do ambiente", "livre de CFC" e "reciclado".
Esta norma especifica os requisitos para auto-declarações ambientais, incluindo textos, simbolos e graficos, no que se refere aos produtos. Ela descreve ainda termosselecionados usados comumente em declarações ambientais e fornece qualificações para o seu uso. Esta norma também descreve uma metodologia de avaliação e verificação geral para auto-declarações ambientais e métodos específicos de avaliação e verificação para as declarações selecionadas nesta norma.
Os Rótulos Tipo II correspondem a qualquer informação de caráter ambiental a
respeito de um produto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rotulagem ambiental
  • Rotulagem Ambiental
  • Rotulagem Ambiental
  • Rotulagem ambiental
  • rotulagem ambiental
  • ROTULAGEM AMBIENTAL
  • Rotulagem ambiental
  • ROTULAGEM AMBIENTAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!