RoteiroaulaprticaMedidasFsicas 20150308233029 1

714 palavras 3 páginas
1. Temas abordados

Medidas Físicas: cálculo do desvio e erro.

2. Objetivo

Aplicação da teoria de medidas e erros à situações práticas.

3. Introdução

A medida direta da grandeza, com seu erro estimado, podem ser feita de duas formas distintas:
- medindo-se apenas uma vez a grandeza x, e
- medindo-se várias vezes a mesma grandeza x, mantendo as mesmas condições físicas. No primeiro caso, a estimativa do erro na medida ∆x é feita a partir do equipamento utilizado e o resultado será dado por (x ± ∆x). Para o segundo caso, consideremos que tenha sido feita uma série de n medidas para a grandeza x. Descontados os erros grosseiros e sistemáticos, os valores medidos x1, x2, ......xn não são geralmente iguais entre si; as diferenças entre eles são atribuídas a erros acidentais. O valor mais provável da grandeza que se está medindo pode ser obtido pelo cálculo do valor médio:

Denomina-se desvio de uma medida a diferença entre o valor obtido (xi) nessa medida e o valor médio, obtido de diversas medidas.
Os valores de δi podem ser positivos ou negativos.

Pode-se definir também o desvio médio absoluto, δ, que representa a média aritmética dos valores absolutos dos desvios δi.

O desvio médio absoluto é utilizado quando há erros sistemáticos ou quando não temos certeza da minimização dos mesmos. Neste caso, a medida da grandeza x será dada por . Para representar o valor de uma grandeza, utiliza-se normalmente a representação

onde ∆x' pode ser tanto o desvio médio absoluto δ, quanto o desvio avaliado no próprio equipamento utilizado para a medida. O valor ∆x' mais apropriado é o maior dos dois. Desvio médio relativo de uma série de medidas é o desvio médio absoluto dividido pelo valor médio:

Desvio médio relativo percentual de uma série de medidas é igual ao desvio médio relativo multiplicado por 100.

Outra forma de representar o desvio é a utilização do desvio padrão ou desvio médio quadrático que mede a dispersão estatística dos valores da

Relacionados