Roteiro para teatro de Maria Borralheira

Páginas: 9 (2107 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Maia Borralheira

Havia um homem viúvo que tinha uma filha chamada Maria; a menina, quando ia para a escola, passava pela casa de uma viúva, que tinha três filhas: Dorotéia, Dulcinéia e Jucinéia. A viúva costumava sempre chamar a pequena e agradá-la muito. Depois de algum tempo, começou a lhe dizer que falasse e pedisse a sei pai para casar com ela. A menina falou ao pai:
― Papai, case-secom a viúva, porque ela é muito boa e agradável.
O pai respondeu:
― Minha filha, ela hoje te dá papinhas de mel; amanhã te dará de fel.
Mas a menina sempre vinha com os mesmos pedidos, até que o pai assumiu compromisso de casamento com a viúva. Nos primeiros tempos ela ainda agradava a pequena, mas depois começou a maltratá-la.
Tudo que havia de mais aborrecido e trabalhoso no trato da casaera a órfã que fazia. Depois de mocinha, era ela que ia à fonte buscar água e ao mato buscar lenha; era quem acendia o fogo e vivia muito suja no borralho. Daí lhe veio o nome de Maria Borralheira. Uma vez para maltratá-la, a madrasta lhe deu como tarefa uma quantidade muito grande de algodão para fiar e disse:
― Quero que fique pronto ainda hoje.
Maria tinha uma vaquinha, que sua mãe lhe tinhadeixado; vendo-se assim tão atarefada, correu, foi conversar com a vaquinha e lhe contou, chorando:
― Minha madrasta tem me feito trabalhar muito e deu-me como tarefa uma quantidade muito grande de algodão para fiar.
A vaquinha lhe disse:
― Não tem problema; traga o algodão que eu engulo, e, quando botar fora, é fiado pronto em novelos.
Assim foi. Enquanto a vaquinha engolia o algodão,Maria estava brincando. Quando foi tarde, a vaquinha colocou para fora aquela porção de novelos tão alvos e bonitos! Maria muito contente, botou-os no cesto e levou-os para casa.
A madrasta ficou muito admirada e disse:
― Nossa! Você conseguiu fazer tudo o que lhe mandei?!
No dia seguinte, lhe deu uma tarefa ainda maior. Maria foi falar com sua vaquinha, e esta fez o mesmo que da outra vez. Nooutro dia a madrasta deu à mocinha uma tarefa de renda para fazer; como sempre foi a vaquinha que a salvou, engolindo as linhas e botando para fora a renda pronta e muito alva e bonita. A madrasta ficou ainda mais admirada.
Doutra vez mandou-a buscar um cesto cheio d'água. Maria Borralheira saiu muito triste e foi conversar com a vaquinha, que lhe encheu o cesto, que ela levou para casa. Daípor diante a madrasta de Maria começou a desconfiar e foi falar com suas filhas:
― Dorotéia, Dulcinéia e Jucinéia, vão espionar Maria para ver como ela consegue cumprir as tarefas que lhe dou.
― Sim, mamãe.
Responderam as três que se colocaram a seguir Maria em seguida. Elas descobriram que era a vaquinha que fazia tudo para a Borralheira. Daí a tempos a mulher se fingiu de grávida e comdesejos. Então pediu ao marido:
― Estou com desejos e quero muito comer a vaquinha.
O marido não quis consentir; mas por fim teve de ceder à vontade da mulher, que era uma malvada desesperada. O marido chamou um capataz e lhe disse:
― Você deve matar a vaquinha, minha esposa está com desejo de comê-la.
O capataz respondeu:
― Sim senhor, assim o farei.
Maria foi e contou à vaca o que iaacontecer; ela disse:
― Maria, não tenha medo! Quando for o dia, você vai oferecer-se para ir lavar os meus intestinos, pois dentro deles você vai encontrar uma varinha que vai lhe dar tudo o que pedir.
A vaquinha seguiu dando instruções para Maria, e disse que depois de lavado os intestinos, largasse a tigela pela corrente abaixo e fosse acompanhando; que mais adiante havia de encontrar umvelhinho com muitas feridas e com fome; que lhe lavasse as feridas e lhe desse de comer; que mais adiante havia de encontrar uma casinha com uns gatos e cachorrinhos muito magros e com fome, e a casinha muito suja; que varresse o cisco e desse de comer aos bichos, e depois de tudo isso voltasse para casa. Assim mesmo foi.
No dia em que a madrasta de Maria quis que se matasse a vaquinha, a moça se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • roteiro de teatro
  • Roteiro para teatro
  • roteiro teatro
  • Roteiro do Teatro
  • Teatro maria clara machado
  • Peça de teatro- roteiro
  • roteiro peça de teatro
  • Roteiro Teatro 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!