A CIDADE: SUGESTÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO NO MEIO URBANO

1647 palavras 7 páginas
Introdução
Este trabalho trata-se de um resumo do segundo capítulo do livro Fenômeno Urbano, intitulado como “A CIDADE: SUGESTÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO NO MEIO URBANO” escrito por Robert E. Park em 1925. Neste estudo, o leitor é exposto a vários apontamentos e análises sobre diversos segmentos do meio urbano, como formas de organização na cidade, classes vocacionais, mobilidade de grupos, bolsa de valores, propaganda, política, vícios, entre outros. O autor faz seu desenvolvimento através de quatro tópicos – e cada um deles com seus subtemas:
I. A planta da cidade e a organização local;
II. A organização social e a ordem moral;
III. Relações secundárias e controle social;
IV. O temperamento e o meio urbano.
Ao longo dos tópicos, é feita a exposição de evidências dos argumentos propostos, e em seguida, sugestões de questionamentos para se fazer um estudo mais aprofundado acerca dos temas discutidos.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho, foi a pesquisa bibliográfica baseada estritamente no livro Fenômeno Urbano.

A CIDADE: SUGESTÕES PARA A INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO
HUMANO NO MEIO URBANO
Ao iniciar este capítulo, é exposto uma definição do que seria a cidade “a cidade é um estado de espírito, um corpo de costumes e tradições e dos sentimentos e atitudes organizados, inerentes a esses costumes e transmitidos por essa tradição”. Ou seja, a cidade não se resume a instalações prediais, elétricas ou a um conjunto de ruas e instituições, segundo o autor.
O autor, caracteriza a cidade como uma unidade geográfica, ecológica – que difere da ecologia do ramo da biologia, mas está voltada para a relação do homem com seu ambiente – e econômica, que é baseada na divisão do trabalho.
Logo mais, são feitas afirmações nas quais é dito que “a cidade é o habitat natural do homem civilizado” e “todas as grandes culturas nasceram na cidade”. A seguir, Robert enfatiza a

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas