Roraima

Páginas: 5 (1031 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2015
ESCOLA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO PARÁ-EETEPA


MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA







RORAIMA











MONTE ALEGRE,
18 DE DEZEMBRO DE 2013
Tailâna da Silva Santos







Roraima





Este trabalho é para obtenção de nota da Disciplina: Geografia, sob orientação do Prof.: Veraldo Freitas.








Monte Alegre,
18 de dezembro de2013
Os municípios de Roraima são as subdivisões oficiais do estado brasileiro de Roraima, localizado na região Norte do país. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o estado possui 15 municípios, desde a Lei 7.009, de 1º de julho de 1982. Sendo assim, Roraima é o estado brasileiro com o menor número de municípios, sendo seguido pelo Amapá, com 16, Acre com 22 eRondônia com 52. É ainda a unidade federativa menos populosa do Brasil, com 421 499 habitantes. O estado é oficialmente subdividido ainda em 4 microrregiões (Boa Vista, Caracaraí, Nordeste de Roraima e Sudeste de Roraima) e 2 mesorregiões (Norte e Sul).
A área total do estado é de 224,3 mil km², sendo o 14º do país, com extensão comparável à extensão territorial da Romênia. O município com a maiorárea é Caracaraí, localizado na mesorregião do Sul de Roraima e microrregião de mesmo nome, com 47 411 km² de extensão. O menor é São Luís, com 1 527 km², localizado na mesorregião e microrregião Sul e Sudeste de Roraima, respectivamente.
Roraima faz fronteiras com o Pará (sudeste) e Amazonas (sul e oeste), além de Venezuela (norte e noroeste) e Guiana (leste). Em Boa Vista, única capitalbrasileira totalmente no hemisfério norte, encontra-se a sede do governo estadual, atualmente presidido por José de Anchieta Júnior.
Situa-se numa região periférica da Amazônia Legal, predominando em Roraima a floresta amazônica, havendo ainda uma enorme faixa de savana no Centro-Leste. Encravado no Planalto das Guianas, uma parte ao sul pertence à Planície Amazônica. O estado constitui numdiversificado mosaico de culturas, fauna e flora. A economia se baseia no setor de serviços, na agricultura (arroz, feijão, milho e mandioca), na pecuária (bovino, suíno e ovino) e no extrativismo (madeira, ouro, diamantes, cassiterita). Roraima ainda detém o menor produto interno bruto do país, apesar das altas taxas de crescimento observadas nos últimos anos.





Economia
As fontes de rendimentosda economia do Estado de Roraima estão diretamente ligadas às atividades nos setores de prestação de serviços, mineração, indústria e agroindústria.
Um dos maiores problemas do Estado é em relação aos problemas decorrentes da falta de energia elétrica que prejudica o desenvolvimento efetivo de Roraima. Esse problema foi amenizado a partir de 2001, quando foi inaugurada uma etapa do ComplexoHidrelétrico de Guri.
A economia do Estado de Roraima é modesta se comparada aos outros estados com setores produtivos mais complexos.
A base produtiva do estado está na agricultura (arroz, feijão, milho, mandioca e banana), pecuária (bovino, suínos e aves) e o extrativismo animal, vegetal e mineral (diamantes, casseterita, molibdênio, bauxita, cobre, areia, argila, granito e ouro).
No contextoeconômico, Roraima possui o menor PIB (Produto Interno Bruto), ou seja, entre as 27 unidades da federação esse é o que menos produz riquezas.
Esse fato é explicado genericamente, pois cerca de 70% da área estadual pertence às áreas de preservação indígena ou mesmo áreas de conservação ambiental.
Apesar desses fatos, em termos proporcionais o Estado registrou de 1991 a 2000 o maior crescimentobrasileiro.
Informações Gerais sobre a economia de Roraima:
Participação no PIB nacional: 0,1%.
Composição do PIB estadual:
Agropecuário: 3,8%.
Indústria: 8,7.
Prestação de serviços: 87,5%.
Volume em exportação: 8,5 milhões.
Madeira: 74,4%.
Couros e peles: 22,6%.
Diante dos dados relativamente negativos o governo do Estado não poupa esforços para atrair investimentos e contribuir com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roraima
  • RORAIMA
  • roraima
  • Historia De Roraima
  • MORAR EM RORAIMA
  • Historia de roraima
  • Macroecomonia roraima
  • Desmatamento em roraima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!