Romanstismo no Brasil e na Europa

312 palavras 2 páginas
Romantismo no Brasil e Europa

Introdução: O romantismo, é todo um período cultural, artístico e literário. Que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo ate o final do século XIX.
O Romantismo Primeira reação é a arte neoclássica o século XIX foi marcado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causados pela revolução industrial, e pela revolução francesa. Foi quando a arte tornou-se mais complexa, quando estudamos a arte no século XIX, entramos em contato com movimentos e tendências artísticas muito diferente entre si. Enquanto os artistas neoclássicos voltaram-se para imitação da arte Greco -romana e dos mestres do renascimento Italiano, os românticos buscavam ser liberta das convenções acadêmicas em favor da livre expressão de acordo com a personalidade do artista. Então podemos afirmar que a característica mais marcante do romantismo é a valorização dos sentimentos e imaginação sendo o princípio da criação artística.

A Paisagem Romântica A pintura paisagista se desenvolveu no século XVIII e ganhou força no período romântico na Inglaterra . Joseph Mallord representou os grandes movimentos da natureza , exemplo disso , são as telas : ‘’O Grande Canal’’, ‘’Veneza’’, ‘’Chuva’’, ‘’Vapor e Velocidade’’ . Em o ‘’Grande Canal’’, turne combina a representação fiel da realidade com sua atmosfera . O efeito geral é uma paisagem com brilho que levou John Constable, e outro pintor do mesmo período a chamar as telas desse período de Turne de ‘’Visões Douradas’’. A principal preocupação de Turne são as cores brilhantes concentrados no centro da tela , um exemplo bastante significativo da pintura paisagista de Constable é a tela ‘’A Carroça de Ferro’’ . Constable por sinal considerava a luz um elemento da natureza fundamental para a pintura paisagista .

Relacionados

  • o que é romancismo na literatura?
    415 palavras | 2 páginas
  • Romantismo
    2381 palavras | 10 páginas
  • Trabalho sobre o Livro Viagens na Minha Terra
    1221 palavras | 5 páginas