roldanas

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Roldanas Móveis
Objetivo: concluir que a roldana móvel modifica o valor da força aplicada, que ela pode alterar a direção e sentido da força aplicada.Estudar corpos em equilíbrio: Determinar umaforça e a força resultante.Mostrar de que modo às roldanas podem ser usadas para economizar esforços. Observar o deslocamento da carga com relação à força aplicada.
Introdução: Ao longo de suahistória, o ser humano procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhepermitissem realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto possível de sua força muscular. Esses primeiros meios foram à alavanca, a roda (roldana) e o plano inclinado que, por suasimplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples.
Desde que máquinas são usadas para exercer uma grande força pela aplicação de uma força menor, uma máquina pode ser vista como tendo uma vantagem deforça ou vantagem mecânica. Para uma dada força resistente, a quantidade de força aplicada dependerá do tipo da máquina e da quantidade de atrito presente.
A roldana é uma roda dotada de umsulco, por onde passa uma corda ou corrente, que a faz rodar em torno de seu eixo. Sua utilidade se resume no fato dela mudar o sentido em que se aplica a força ao levantarmos um corpo com o auxílio deuma roldana fixa, exercendo a força para baixo, o que facilita a ação. As roldanas móveis, por sua vez, são interligadas a uma roldana fixa e se movimentam junto à carga, pois seus eixos não sãofixos. Eles correm sobre as cordas e tem a grande vantagem de reduzir a força da ação a ser aplicada. Logo, a correta combinação de roldanas móveis nos permite levantar pesos cada vez maiores utilizandoa mesma força.
Material utilizado:Suporte com roldana fixa
1 Roldana móvel
2 Porta peso
1 Peso de (50 ± 0,1 g)
1 Peso de (100 ± 0,1g)
1 Fio de 0,44 m
1 Fio de o,80 m
Dinamômetro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • roldanas
  • Roldanas
  • Roldanas
  • Roldanas
  • Roldanas
  • Roldanas
  • ROLDANAS
  • Roldanas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!