rodrigo

Páginas: 11 (2543 palavras) Publicado: 21 de junho de 2013


DISCIPLINA: Educação Física
PROF. (A): Josie Lima

EIXO TEMÁTICO – DANÇA (PARTE I)
II BIMESTRE

1.1. SIGNIFICADO DA DANÇA
Entende-se a dança como uma arte que significa expressões gestuais e faciais através de movimentos corporais, emoções sentidas a partir de determinado estado de espírito.
“Danza, dança, TANZ derivado da raiz TAN que em sânscrito, significa fusão.” (NANNI, 1998)1.2. DEFINIÇÕES DA DANÇA

1.2.1. Conceitos
“A dança é a arte de formar, com graça e precisão e facilidade, o passo e de formar figuras...” (Novèrre apud CAMINHADA, 1999)
“Dança é a alternância ou variação no tempo, dentro de um ritmo preestabelecido usando diferentes formas e movimentos”. (NANNI, 1998)
“Dançar é movimentar-se pelo espaço, é sentir o corpo livre, é comunicar-se consigomesmo, é desfrutar, liberar-se... Convidar para dançar é animar a quebrar preconceitos, medos, vergonhas... O movimento é comunicação; comunicar uma mensagem é utilizar uma linguagem. A linguagem corporal, o movimento é o instrumento dessa linguagem. Para enviar essa mensagem, não se requer nenhuma condição, nem idade, nem sexo, todos os indivíduos aceitarão, com ilusão e interesse, o gesto dacomunicação corporal”. (MARIA JESUS ZEA, 1995)
“Movimentos cadenciados, incluindo passos e saltos, executados ao som e ao compasso da música”. (Dicionário de Educação Física e do Esporte – BARBANTI, 1994)
“A dança é movimento, é a resultante de uma sucessão de poses. São movimentos voluntários, harmoniosos, rítmicos, com fim neles mesmo. É um movimento colocado em forma rítmica e espacial, umasucessão de movimentos que começa, se desenvolve e é finalizado.” (Murray apud GUILLOT, G. & PRUDHOMMEAU, 1974)
“A dança é a ciência ou a arte que se apresenta como o entendimento completo das possibilidades físicas do corpo humano e que permite exteriorizar um estado latente, pelo jogo de músculos, segundo as leis naturais do ritmo e da estética. E, sendo o corpo humano o instrumento da arte dadança, é necessário discipliná-lo e desenvolvê-lo, a fim de que o mesmo atinja, através de movimentos harmônicos coordenados, toda a plasticidade, pureza de linhas e expressão possíveis”. (Autor desconhecido)

2. FUNÇÕES DA DANÇA
A dança, enquanto uma das manifestações corporais humanas e mais antigas existentes no universo, sempre, em sua vivência e expansão, relacionou-se, principalmente, comcultura, diversão, lazer, prazer, religião e trabalho, apresentando, como todo campo de expressão artística, funções específicas, articuladas especialmente, diante da sociedade, no sentido de demonstrar o potencial dessa arte enquanto fenômeno social em constante processo de renovação, transformação e significação.
ROBATTO (1994) apresenta uma ‘proposta’ das funções da dança, classificando-as em seistipos: auto-expressão, comunicação, diversão e prazer, espiritualidade, identificação cultural, ruptura e revitalização da sociedade.

2.1.1. Função da Auto-Expressão:
Refere-se ao fato de os seres humanos, através da dança, descobrirem e compreenderem aspectos significativos das suas vidas.
Exemplo: Um bailarino dança para expressar emocionalmente o que sente, necessita dessa arte paraexprimir, para si e para o mundo, essas sensações, buscando compreensão.

2.1.2. Função da Comunicação:
Está relacionada aos aspectos: do homem para consigo mesmo (em nível individual); do homem para com os outros (em nível interpessoal); do homem para com o ambiente (em nível de seu habitat); do homem para com a sociedade (em nível grupal, regional e universal); e do homem para com o divino (emnível religioso).
Exemplos: ‘A Mesa Verde’ de Kurt Jooss (1932) satiriza a hipocrisia dos diplomatas, a dor terrível provocada pelas guerras: comunicação em nível interpessoal, de habitat e grupal; e, ‘A Dança dos Sete Véus’ (Dança do Ventre) das bailarinas dos templos egípcios para a Deusa Ísis, e a dança interpretada nos candomblés para os orixás: comunicação em nível religioso.

2.1.3. Função...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • rodrigo
  • Rodrigo
  • rodrigo
  • Rodrigo
  • rodrigo
  • Rodrigo
  • rodrigo
  • Rodrigo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!