RODAS DOS PRAZERES

Páginas: 3 (680 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
ROSÁLIA DE SOUZA VASCONCELOS –RA 1067426








“HISTÓRIA DA ARTE: ARTE INTERNACIONAL E ARTE BRASILEIRA”










RIO BRANCO-ACRE
2012
CENTROUNIVERSITÁRIO CLARETIANO
ROSÁLIA DE SOUZA VASCONCELOS –RA 1067426






“A RODA DOS PRAZERES DE LYGIA PAPE"





Trabalho de Conclusão de Disciplina apresentado ao Centro UniversitárioClaretiano para cumprimento de carga horária de Prática da disciplina História da Arte: Arte Internacional e Arte Brasileira, sob orientação do Professor, Newton Gomes Ferreira.



RIO BRANCO-ACRE2012

A Roda dos Prazeres.
A arte sofreu grandes mudanças ao longo da história, pois os artistas estavam sempre em busca de novas técnicas, para inová-la. Com isso foi aparecendo váriosmovimento, e nessa evolução surgiu a “Arte da Participação”, onde o espectador, antes passivo atua como co-autor da arte, pois antes ele usava o corpo para rodear a obra e poder analisá-la de um melhor anglo.A partir do Neoconcretismo, o espectador passa a fazer parte desta obra, onde os artistas projetam sua arte além da moldura, criando objetos que estimula a percepção tátil, além da visual, para que opúblico interaja com suas obras. obras estas carregadas de emoção, devido sua liberdade criativa.
Os neoconcretistas afirmavam que a arte não é apenas um objeto, mas tem sensibilidade,expressividade subjetividade, pois envolviam o observador. E tinham como base, as teorias dos filósofos como: David Hume, (1711-1776). Ele revelou que todo conhecimento parte e deriva dos sentidos, pois noinício do conhecimento estão as percepções, para ele. Uma criança sente o mundo, primeiro com o corpo depois com a mente, Maurice Merleau-Ponty, (1908-19610, em sua obra "Fenomenologia da Percepção",mostra que o corpo percebe e é simultaneamente percebido. O corpo não é mais um receptáculo passivo das coisas que o rodeiam, mas realidade que exerce uma comunicação com o mundo. É por isso que "o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A roda dos Prazeres
  • Roda dos Prazeres de Lygia Pape
  • O prazer
  • Prazer
  • Prazer
  • Muitos prazeres
  • O prazer
  • Prazer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!