RodadeLeitura

724 palavras 3 páginas
Além de sonhos, estórias
“A Imaginação é mais importante que o conhecimento”
Albert Einstein

Área/Linguagem : Literatura
Título do Projeto: Roda de Leitura “Além de sonhos, estórias”.

Introdução
A fabulação, presente no ato de contar estórias, é marca indiscutível nas mais diversas culturas que permanece ao longo dos séculos, seduzindo todas as gerações. Seja imersa em propostas pedagógicas ou na fruição estética, a fabulação é antes de tudo, uma forma de apreensão da realidade. Figuramos, por meio de narrativas, nossos medos e expectativas.

Justificativa
A aproximação ao universo imaginário da criança deve ser feita respeitando as alegorias e produzindo possibilidades de resiliência e elaboração.
O contador de estórias toca o mundo do outro por meio do lúdico, restituindo a quem escuta a possibilidade de aproximação a um mundo mágico, repleto de inventividade e criatividade.
A realidade das rodas de leitura está numa verdade mais simples que a teatralização, é uma conexão direta que conecta os contadores, ouvintes e a magia da literatura. Nesse sentido, a roda de leitura tem o papel de mediadora, possibilitando o encontro do publico com a arte de contar estórias.

Objetivos
Por meio de estórias autorais, o projeto “Além de sonhos, estórias.”, viaja tematicamente trazendo para a narração e leitura conteúdos latente de nossos sonhos.
Narrativas de sonhos sonhados e sonhos inventados buscam apresentar às crianças o

poder criativo presente em todo mundo que sonha. Permitir que as crianças entrem em contato com estórias que tem como matéria-prima as imagens da noite colocando-as no patamar da criação, juntamente com os autores das estórias.

Sinópse e Desenvolvimento do Projeto
Por acreditar no impacto das estórias como forma de encantamento, introdução e incentivo à leitura, o propósito do projeto é realizar rodas de leitura em espaços culturais e educativos tendo como público prioritário crianças de 7 a 12 anos.
A abertura da apresentação sempre é iniciada com

Relacionados