Roda d'agua

Páginas: 5 (1188 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2014
A roda de água ou roda d'água é um dispositivo circular montado sobre um eixo, contendo na sua periferia caixinhas ou aletas dispostas de modo a poder aproveitar a energia hidráulica, ou actuar como propulsor em navios.
Tipos[editar | editar código-fonte]
As rodas d'água pódem ser de três tipos: sobre axial, sub axial, (de eixo horizontal) e de eixo vertical.
Sobre axial[editar | editarcódigo-fonte]
As rodas do tipo sobre axial possuem pequenas caixinhas montadas diagonalmente na roda. A água é conduzida por um canal e derramada na parte alta da roda, de modo a encher as caixinhas a medida que estas passam pela parte alta da roda, isso faz com que um dos lados da roda fique mais pesado e faça a roda girar. Este tipo de roda extrai principalmente a energia potencial da água uma vezque faz o aproveitamento deslocamento da água de um ponto mais alto para um ponto mais baixo.
Sub axial[editar | editar código-fonte]

Roda de água subaxial
Nas rodas do tipo sub axial a água passa por baixo do eixo da roda, a qual possui aletas que ficam em contato com a água da corredeira do rio, ou do canal. As rodas sub axiais extraem principalmente a energia cinética, uma vez que aproveitaa velocidade da água.
CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA RODA D’ÁGUA DO SÃO FRANCISCO COMPLETA 80 ANOS.
No dia 22 de Novembro do corrente ano completou 80 anos da construção da primeira roda d’água instalada em todo Rio do São Francisco, obra que se deu mais precisamente na Fazenda Curralinho, município de Belém do São Francisco.
O invento, fotos abaixo, foi do agricultor e comerciante Raimundo de SáAraújo Neves, mais conhecido como Raimundo de Sá, sendo que ao certo ninguém sabe de onde Raimundo tirou a ideia, contudo sabe-se que durante muito tempo foi à roda d1agua a maior aliada dos agricultores de então. Com ela veio um desenvolvimento que durante seu ciclo levou Belém a ser a pioneira em todos os sentidos nesta região do sertão baiano e pernambucano.

A construção era simples, com feituraem madeira encontrada na região, e canecas para o bombeamento da água e para sua inauguração astuciosamente construiu Raimundo, como se ver abaixo, um palanque para celebração de uma missa campal, missa que ficou sob o encargo do padre Jason Barbosa Coelho, sendo que após a missa o inventor proferiu discurso épico para aquela época. Vale ressaltar que sua obra se deu dois anos após a instalação daprimeira bomba de elevação de água, que foi instalada em 1930, também neste município, cuja iniciativa foi uma decisão governamental.

A obra além de trazer consigo o progresso, foi sem dúvida a maior aliada dos agricultores da época, tanto da terra, como dos municípios vizinhos que passaram a copiar a obra de Raimundo de Sá. Além do mais para o seu uso o proprietário pagavam apenas pelaconstrução, sem que tivesse que se incomodar com os prestadores dos serviços das caras contas energia elétrica da Celpe.
A Engenhoca, como alguns denominavam a época foi instalada na Fazenda Curralinho, distante desta cidade por 500 metros, e funcionou por 07 anos, já que uma grande cheia ocorrida neste ano fez desabar a obra na correnteza do rio, mas o sonho ficou para outros mais astutos, quereinventarem a obra de Raimundo de Sá, registrando esta junto ao setor de inventos do estado de Pernambuco, de quem ganhou quantia em dinheiro pela.

Infelizmente em vista da Chesf que com a construção de Itaparica abortou a correnteza do rio na região, ou talvez pelo preço da energia elétrica que na época era barata, elas não mais existem, existe apenas a Roda D’gua de Hiltom Trapiá, na Fazenda IlhaGrande, a qual recentemente tombou, e se não juntarmos força para recuperar este símbolo que é nosso, a história da roda d’gua encerrará seu capítulo final sem que qualquer homenagem tenha sido feita a ela, ou ao seu inventor, embora traga a logomarca do Governo Municipal a sua presença, mas sem qualquer simbologia. É lamentável que até a história do município, que num dos seus capítulos deveria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roda d'agua
  • Roda d'agua
  • Rodas d'agua
  • Roda D'agua
  • Trabalho Interdisciplinar
  • Exercícios Roda d'Agua
  • patrimonio imaterial
  • Rodas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!