patrimonio imaterial - congo de roda d'água

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO

Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas e expressão, celebrações,as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva dareligiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.
O patrimônio material é formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididosem bens imóveis – núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais – e móveis – coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.


CONGO DE RODA D’ÁGUA


João Bananeira e a procissão do Congo de Roda D’água


No Estado do Espírito Santo, o município de Cariacica fica na regiãoda Grande Vitória. Cariacica é um dos mais antigos do Estado do Espírito Santo. Sua superfície tem 285km2. A cidade reúne área urbana, que apresenta grande polo de indústrias e amplo território rural, marcado por áreas de preservação do meio ambiente.
Na cultura, Cariacica se destaca pelas manifestações influenciadas principalmente por tradições negras e indígenas. O Carnaval de Congo, porexemplo, reúne diversos foliões pelas ruas da cidade, que homenageiam a padroeira do Estado em meio a um cortejo de mascarados. O principal personagem dessa festa é o João Bananeira, que representa as fantasias que os escravos usavam para não serem reconhecidos por seus senhores no período de festividade.
É em Roda d’Agua, área rural da cidade, que sobrevive a mais notável tradição popular do municípiode Cariacica.
O Carnaval de Congo é uma manifestação popular que acontece há mais de cem anos. Trata-se de um folguedo conhecido pelo nome de Carnaval de Máscaras ou de Mascarados. Ele é praticado pelo Congo de Roda d’Água. A primeira banda a fazer isso foi a São Benedito de Piranema, fundada em 1937.
A festa, que reúne foliões e atrai inúmeros espectadores, acontece três vezes ao ano: nodomingo de Ramos, no domingo seguinte e no dia de Nossa Senhora da Penha.
E com a união dos ritmos e outros aspectos da cultura africana e indígena à festa cristã, organizada pelos brancos de origem europeia, surgiu o Carnaval. Uma característica que diferencia essa manifestação de congo das demais é a presença do folclórico João Bananeira. 
Uma das mais importantes manifestações folclóricas domunicípio de Cariacica, de acordo com a cultura popular, surgiu a partir das procissões locais que eram feitas em Cariacica em homenagem a Nossa Senhora da Penha.
Diante da dificuldade de locomoção até o Convento da Penha, em Vila Velha, os moradores decidiram homenagear a santa saindo pelas ruas da localidade em procissões animadas por tambores de congo.
Os preparativos começam com a produção demáscaras, que serão usadas pelos foliões. A cobertura dos rostos dos foliões alegra e agita o folguedo.
Este consiste numa caminhada brincalhona, com os mascarados procurando assustar os espectadores. O baticum da banda de congo, que acompanha os foliões, vem de vários instrumentos: cuíca, buzina, chocalho, apito e um triângulo de ferro ou ferrinho.
Com o passar dos anos, a festa cristã...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roda d'agua
  • Roda d'agua
  • Roda d'agua
  • Rodas d'agua
  • Patrimonio imaterial
  • Roda d'agua
  • Roda D'agua
  • Patrimonio Imaterial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!