Robton

1039 palavras 5 páginas
Atividades de aprendizagem

Capítulo 3 - Metodologia e Diagnóstico de Situações (pg. 129)
1) O que é um ator social e um jogo social? Dê exemplos.
O Ator social é o individuo que possui papel social, exercita este papel através da forma de pensar, debater, argumentar, formular ponderações de importância, escolhas, ter posições concretas sobre varias questões. O ator possui uma opinião pública e se posiciona com suas opiniões gerando também influência. O Ator social pode ser um indivíduo, grupo ou organização grupo social ou uma instituição, como: Times de futebol, Partidos Políticos, Associações, sindicatos, Igrejas.
Já o Jogo Social é tudo que engloba a colaboração ou a desordem em uma sociedade, e onde os atores vão tentar conseguir, através da acumulação financeira, social ou política, alterar o jogo a seu favor.
Exemplo: Um exemplo é uma igreja formada há pouco tempo, que por respeito e ética não citaremos sua denominação, mas que seu fundador foi pastor de outra, e com base em sua experiência fundou outra igreja, mudando algumas doutrinas, mas que obteve um crescimento exorbitante sendo encontrada atualmente em todo Brasil.

2) Entre os três aspectos que influenciam a Governabilidade, qual é o que esta disciplina procura apoiar?
Pelo entendimento que tive do texto, este capítulo apóia a Capacidade de Governo, pois o projeto de governo tem como ambição a mudança, mas que ainda não foi alcançado, ainda é uma utopia. Para que este governo alcance a plenitude de suas metas, terá de ultrapassar outra barreira, a busca de apoio político. Depois de passar do linear e adquirir experiência, no decorrer do mandato que será exaltada sua competência.

3) Escolha (ou imagine) uma situação-problema que preocupa um gestor e utilize a Metodologia de Diagnóstico de Situações para elaborar o seu fluxograma explicativo.
Diagnóstico: Falta de conhecimento básico de ACS (Agentes Comunitários de Saúde), em identificar pacientes com sinais de transtornos psiquiátricos

Relacionados

  • Municipios
    6142 palavras | 25 páginas