RITUAL DE INICIAÇÃO NO CANDOMBLÉ DE KETÚ: UMA EXPERIÊNCIA ANTROPOLÓGICA

6120 palavras 25 páginas
RITUAL DE INICIAÇÃO NO CANDOMBLÉ DE KETÚ: UMA EXPERIÊNCIA
ANTROPOLÓGICA 1

Caroline Gorski 2

Resumo: Este artigo é resultado de uma breve análise teórica, com base no diário pessoal resultante de uma escolha particular de iniciação e de uma experiência antropológica com o Ritual de Iniciação no Candomblé de Ketú, Religião esta de matriz africana e rito este também conhecido como “fazer o santo”. Busco estabelecer o diálogo entre a teoria antropológica e a prática pessoal, aproximando as identidades que me conformam como uma iniciada na religião e como estudante de antropologia no exercício de distanciamento e aproximação inerentes ao campo. A reflexão teórica proposta encontra seu bojo no estruturalismo, tendo como eixo norteador a classificação ritualística de Van Gennep (1978) que decompõe o Rito de passagem em: Ritos de separação, Ritos de margem e Ritos de agregação. A partir desta estruturação procurarei explorar as informações coletadas em campo a cerca do Ritual de Iniciação para um entendimento teórico-antropológico desta religião. Pretende-se ainda, através do distanciamento entre a experimentação pessoal e antropológica, encontrar a estrutura ritual e seus desdobramentos ritualísticos a fim de perceber a “eficácia simbólica”
(LÉVI-STRAUSS, 1975) da prática ritual.
Palavras-chave: Ritual de Iniciação, ritos de passagem, Candomblé de Ketú.

O campo e a escolha: faces da experiência

O rito é caracterizado por uma configuração espaço-temporal específica, pelo recurso a uma série de objetos, por sistemas de linguagens e comportamentos específicos e por signos emblemáticos cujo sentido codificado constitui um dos bens comuns de um grupo (SEGALEN, 2001, p.31).

Movida pela curiosidade em relação à religião e suas práticas já havia visitado alguns terreiros 3, conhecidos como Ìlé, na língua Yorubá, pelos praticantes. Destas

1Artigo resultante do trabalho final da disciplina de Antropologia: Mito e Ritual (HZ466B) ministrada no

Relacionados