RITOS

Páginas: 2 (433 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013
TRABALHO SOCIOLOGIA – ANTONINO

RITOS
Os ritos foram criados para manter a ligação entre humanos e divindade, para que através gestos, palavras, movimentos ou qualquer outra ação que tenha aintenção de transmitir a reverência para com a divindade.
Existe uma grande variedade de ritos, sejam eles para agradecimento, sacrifício ou mesmo para se reconciliar por ter transgredido as leissagradas.
Quando a simbologia de um ritual é fixada, o mesmo deve ser feito obedecendo qualquer critério estabelecido, com eficácia na sua repetição minuciosa e perfeita, pois o ritual tem orientaçãodireta da divindade para com os humanos.
Um rito religioso é repetitivo em dos sentidos principais:
Primeiro: Cerimônia deve repetir o acontecimento essencial da história sagrada.
Exemplo:(Cristianismo,eucaristia ou a comunhão, que repete a Santa Ceia);
Segundo: Os atos, gestos, palavras ,objetos devem ser sempre os mesmos, porque foram, na primeira vez, consagrados pelo próprio deus.
Adistância entre passado e presente é abolido no rito, por isso ele é a rememoração perene do que aconteceu em uma primeira vez e que volta a acontecer.

OS OBJETOS SIMBÓLICOS
A religião além de tornarsagrado o espaço e o tempo, também o faz com seres e objetos do mundo, os tornando símbolos de algum ato religioso.
Seres e objetos passam a simbolizar algo intocável para a comunidade,podendo serconsiderado de protetor à ameaçador,recaindo sobre ele a noção de tabu (Intocável), algo que não pode ser manipulado por ninguém que não esteja religiosamente autorizado à
Fazê-lo.
Através dessepensamento é que alguns animais ou objetos se tornam sagrados ou tabus, recebendo toda forma de sacrifício ou reverência, como exemplo:
Vaca ou Rato na índia;
Cordeiro Perfeito, símbolo páscoa judaica;Pão e Vinho, simbologia cristã para ritual da missa;
Pergaminhos judaicos contendo textos sagrados antigos;
A coruja ou a ferradura, para povo cigano;
A serpente para povos do México;

A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ritos
  • Rito
  • Rito
  • Ritos
  • ritos
  • rito ordinario e rito sumario
  • Ritos de iniciacao
  • Rito sumario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!