Rito de cola o do Minist rio Extraordin rio

361 palavras 2 páginas
Rito de colação do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão

Após a homilia, em que os presentes são instruídos sobre as razões pastorais desse ministério em favor da comunidade dos fiéis, o Celebrante apresenta ao povo a(s) pessoa(s) escolhida(s) para o ministério da Sagrada Comunhão, com estas palavras ou outras semelhantes.

Caríssimos irmãos e irmãs:
Aos nossos irmãos N. é conferido o ofício pelo qual eles mesmos podem tomar a Santíssima Eucaristia e administrá-la aos outros, levá-la aos doentes e administrar o Viático. Meus caríssimos irmãos, Que são investidos de tão grande ofício na Igreja, esforçam-se por avantajarem diante dos demais pela vida cristã, pela fé e bons costumes e por viver mais fervorosamente deste mistério da unidade e da caridade, pois, sendo muitos, formamos um só corpo, nós que participamos de um só pão e de um só cálice.
Portanto, distribuindo a Eucaristia aos outros, procurem exercer a caridade fraterna conforme o mandamento do Senhor, que disse aos discípulos ao lhe entregar o seu corpo para que o comessem:
“Eu vos mando que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”.

Depois da alocução, os eleitos se põem de pé diante do Celebrante, que os interroga com estas palavras: Queres assumir a função de distribuir aos teus irmãos o Corpo do Senhor, movido pelo desejo de servir e edificar a Igreja?
R/. Quero

Queres empenhar-te com o máximo cuidado e reverência na administração da Eucaristia?
R/. Quero

A seguir todos se levantam. Os eleitos se ajoelham e o Celebrante convida os fiéis à Oração:
Caríssimos irmãos e irmãs, supliquemos confiantes a Deus Pai que se digne conceder a bênção a este nossos irmãos escolhido para ministrar a Eucaristia.
Todos oram alguns instantes em silêncio.

A seguir, o Celebrante prossegue:
Ó Deus de bondade, vós que fundastes e governais a vossa família, dignai-vos abençoar + este nosso irmão, a fim de que, distribuindo fielmente o Pão da Vida aos seus irmãos e irmãs, confortado pela força deste

Relacionados

  • trabalho
    9247 palavras | 37 páginas
  • 3000 QUEST ES Direito Civil
    528203 palavras | 2113 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas