Ritmo na Arquitetura

Páginas: 2 (395 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
Ritmo na Arquitetura

O termo ritmo foi tomado de outras artes envolvendo o elemento tempo e baseando-se no movimento, como na musica e na dança.
Quem levou isso bem a sério foi SantiagoCalatrava, projetando a passarela Puerto Madero em Buenos Aires, inspirada nos dançarinos de tango:


Outro Exemplo seria a Casa Dançante – em Praga - De Frank Gehry:
Mas não é apenas fazendo alusão amúsica e dança que se dá o Ritmo na Arquitetura!
Quando observamos um objeto, onde a mudança de uma etapa para outra acontece com uma certa regularidade e que isso seja desnecessário que recomece tudode novo, pode-se obter Ritmo na construção ou lugar. Desde a Antiguidade clássica, conseguir manipular o ritmo, permite que criemos novas sensações de conforto psíquico em virtude de modulaçõesvisuais. Paralelamente, a sensação de escala afeta nossa percepção do espaço. 

Na arquitetura clássica, as 5 ordens (Toscana, Dórica, Jônica, Corintia, Compósita), atribuíam harmonia, unidade e proporçãoàs edificações:

A Percepção

Os arquitetos sempre tiveram consciência de que as nossas reações sinestésicas ao espaço e ao lugar podem servir para manipular a percepção e o comportamento.
Aosubir uma escada, por exemplo, sentimos o movimento de nível para nível.
Há algo de misterioso no efeito estimulante de um ritmo, e que pode-se explicar o que, possivemelmente, cria o mesmo. Mas épreciso senti-lo para saber no que realmente consiste uma pessoa, ao ouvir musica, sente o ritmo, como algo além de toda reflexão que existe no intimo dela própria.

Escadas com Ritmo

No século XVIImuitas escadarias foram construídas e a maioria tinha muitos recortes que acompanhavam os estilo de dança da época, as pessoas sabiam muito pouco sobre como caminhar nelas, mas sabiam muito a respeitoda cerimônia dança da época, por isso podiam movimentar-se graciosamente nessa escadaria.


Na arquitetura moderna, assim como na dança, o seu ritmo é livre assim como o ritmo das musicas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ritmo
  • ritmo
  • O que é ritmo?
  • Ritmo
  • Ritmo
  • O que é ritmo
  • Ritmos
  • Ritmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!