Risco Biologico

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
RISCOS BIOLÓGICOS

Risco Biológico
Um risco biológico é um organismo, ou substância oriunda de um organismo que traz alguma ameaça (principalmente) à saúde humana. Constituem risco biológicoo lixo hospitalar, amostras de microorganismos, vírus ou toxinas de origem biológica que causam impacto na saúde humana. Pode incluir também substâncias danosas a animais.
Materiais Biológicos
Todomaterial que contenha informação genética e seja capaz de auto-reprodução ou de ser reproduzido em um sistema biológico. Inclui os organismos cultiváveis e microrganismos (entre eles bactérias, fungosfilamentosos, leveduras e protozoários); as células humanas, animais e vegetais, as partes replicáveis destes organismos e células (bibliotecas genômicas, plasmídeos, vírus e fragmentos de DNA clonado).Agentes Biológicos
Bactérias; fungos; vírus; clamídias; riquétsias; micoplasmas; príons; parasitas (protozoários e metazoários), linhagens celulares e outros organismos.

Amostras BiológicasProvenientes de animais e seres humanos: Sangue, urina, escarro, secreções, peças cirúrgicas, biópsias.


Formas de veiculação de agentes patogênicos:
Poeiras
Alimentos
Instrumentoslaboratoriais
Água
Amostras biológicas
Patologias decorrentes ao risco biológico
Hepatite A
Hepatite B
Hepatite C
Tuberculose
Herpes viral
Meningite
NR 32 Anexo 1 – Classificação dos agentes biológicosem grupos
Grupo 1 – Os que apresentam baixa probabilidade de causar doenças ao homem.
Grupo 2 – Os que podem causar doenças ao homem e constituir perigo aos trabalhadores, sendo diminuta aprobabilidade de se propagar na coletividade e para as quais existem, geralmente, meios eficazes de profilaxia ou tratamento.
Grupo 3 – Os que podem causar doenças graves ao homem e constituir um serio perigoaos trabalhadores, com risco de se propagarem na coletividade e existindo, geralmente, profilaxia e tratamento eficaz.
Grupo 4 – Os que causam doenças graves ao homem e que constituem um serio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • riscos biologicos
  • Riscos biologicos
  • Riscos biologicos
  • Riscos biológicos
  • Riscos Biológicos
  • Riscos biológicos
  • Riscos Biologicos
  • Risco biologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!