Rimas

Páginas: 3 (613 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
BRINCANDO COM AS RIMAS
Fernanda Moraes Almeida Fonoaudióloga Juliana Moraes Almeida Terapeuta ocupacional
Segundo a Fonoaudióloga Fernanda, as rimas (palavras que ao final tem o mesmo som) têm umpapel fundamental no desenvolvimento da consciência fonológica. Denomina-se consciência fonológica a habilidade metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem, ela émuito importante no processo de leitura e escrita. Esta habilidade compreende dois níveis: 1. A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode sersegmentada em palavras; as palavras, em sílabas e as sílabas, em fonemas. 2. A consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas. (Byrne e Fielding-Barnsley, 1989).Verifica – se na prática clínica que as crianças com prejuízos na consciência fonológica têm muita dificuldade para entrar em brincadeiras com rimas. É importante também que os pais e professoresfaçam muita leitura de poesias, parlendas, trova, poema, enfim estilos de textos que tenham rimas.

Logo

abaixo

terão

exemplos

de

atividades

que

podem

ser

confeccionadas paraauxiliar a criança na identificação de rimas e percepção dos sons iguais ao final da palavra.

1. Associar imagens a partir dos sons e não de categorias semânticas:

O interessante é mostrarimagens de figuras que rimam e incluir figuras que não rima, mas que faça parte da mesma categoria e perguntar para a criança quais nomes que rimam. Normalmente, crianças com problemas de consciênciafonológica ao invés de responder que casaco rima com macaco,

respondem que rima com sapato ou meia, ou seja, tendem a fazer associações por categorias semânticas e não rimas.

2. Jogo da Rima dosBichos Nesse jogo o objetivo é fazer com que a criança ao ler a Rima dos Bichos identifique as figuras de cada trecho e coloque as figuras em cima dos mesmos.

Rima dos Bichos Vamos brincar com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rimas
  • Rimas
  • rimas
  • RIMA
  • RIMA
  • Rima
  • Rima
  • rima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!