Ricardo Pires Fernando Alves

Páginas: 14 (3494 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE ALVENARIA SEGUNDO O “SEAOC” E O “EC6”


Ricardo Manuel Monteiro Pires

Fernando Simeão Bernardes Carvalho Alves



SUMÁRIO


Este trabalho de síntese resulta da análise do tema Dimensionamento de estruturas de alvenaria segundo o “SEAOC” e o “EC6”. São abordados os métodos de dimensionamento de vigas, pilares e paredes para os já referidos regulamentos.Posteriormente, será abordado um exemplo de cálculo para as paredes de um edifício comercial de 2 pisos.


ABSTRACT


This synthesis work results of the analysis of the theme Design of masonry structures using the following regulations: "SEAOC" and "EC6". All the techniques of beam, pillar and wall design for the already referred regulations will be carefully approached. Later on, a calculation examplewill be approached for the wall design of a two-story commercial building.


INTRODUÇÃO


Apesar da alvenaria ser um dos mais antigos materiais de construção utilizados pelo homem, provavelmente será o menos compreendido, pelo menos no que diz respeito ao seu comportamento estrutural. Um dos principais objectivos deste trabalho, é por isso descrever e analisar o comportamento da alvenaria nos dias dehoje e proporcionar um método de dimensionamento lógico.
Alvenaria simples diz respeito a uma forma de construção onde a resistência depende somente das unidades de alvenaria que são ligadas por argamassa (bloco de betão ou tijolo normal). Estas por sua vez deverão funcionar como um conjunto, de maneira a resistir quer a esforços axiais de compressão, quer a esforçoes de corte.
Á medida que osmétodos de construção foram evoluindo e começaram a aparecer edificios cada vez mais altos, começou-se a perceber que para esforços como o vento e sismos, alvenaria simples não era suficiente, e esta deu lugar à alvenaria armada.
Desta maneira, desenvolveu-se o estilo de construção tipo caixote com shear walls, onde os pisos actuam como diafragmas que transmitem essas acções horizontais às paredesque devido à sua elevada rigidez resistem perfeitamente a esses esforços.


DIMENSIONAMENTO SEGUNDO O “SEAOC”


Dimensionamento de vigas

Dimensionamento de vigas de alvenaria para resistir aos momentos flectores

O dimensionamento de vigas de alvenaria à flexão é em tudo semelhante ao estudado para o caso de dimensionamento de vigas de betão armado (ver figura 1 na página seguinte).
Tal como noabordado para o caso de estruturas de betão armado, são estabelecidos certos parâmetros de dimensionamento:















1. A tensão em qualquer ponto da secção é função da extensão nesse ponto, e é definida pela relação tensão/deformação do material;
2. Assume-se que a alvenaria não oferece nenhuma resistência a forças de tracção, por isso o aço terá de suportar todas as forças de tracção;
3. Asecção da viga mantem-se constante ao longo de todo o comprimento da mesma;
4. Todos os esforços se mantêm em equilibrio. As forças internas (normais e tangenciais) equilibram com as forças externas (momentos flectores e esforço transverso).

Quanto ao método de dimensionamento, tal como é estabelecido no “EC2”, começa-se por calcular a posição do eixo neutro; seguidamente calcula-se os momentos noaço, na alvenaria e as tensões nos mesmos; em seguida passa-se para a determinação das dimensões da secção da viga de alvenaria, do braço do binário e da percentagem de aço a aplicar.

Neste regulamento são abordados dois tipos de rotura estrutural: a rotura pela alvenaria (a evitar dado ser frágil e brusca), e a rotura pelo aço (exibe ductilidade logo é preferivel).

Por vezes torna-se tambémnecessário recorrer a aço de compressão. Esta situação acontece quando o momento flector é muito elevado e causa significativos problemas para a alvenaria (ver figura 2).













Dimensionamento de vigas de alvenaria para resistir ao esforço transverso

O comportamento de vigas de alvenaria sem reforço vertical de aço assemelha-se ao de uma viga de betão. Quando a tensão longitudinal provoca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ricardo Reis heterónimo de Fernando Pessoa
  • Biografias: Rubem Alves e Fernando Sabino
  • Ricardo Reis( Heterônimo de Fernando Pessoa)
  • Relato Express Es Comportamentais Guilherme Fernando Alves
  • A POESIA DE RICARDO REIS – HETERÔNIMO DE FERNANDO PESSOA
  • AMPARO SOCIAL DEFICIENTE FERNANDO SOARES LOUREN O ALVES
  • "As mutações no mundo de trabalho na Era da Mundialização do Capital" de Ricardo Antunes e Giovanni Alves
  • ricardo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!