Ribossomos

Páginas: 3 (621 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014
Ribossomos
Os ribossomos são grânulos livres imersos no hialoplasma das células procarióticas e eucarióticas e também aderidos ao retículo endoplasmático, recebendo a denominação de retículogranular. Quando participam da síntese celular, essas estruturas permanecem agrupadas ao filamento de RNA mensageiro, formando os polissomos. 

São formados a partir de duas subunidades: uma maior eoutra menor, originadas da combinação de ácido nucléico ribossomal (RNAr) à uma enorme quantidade de proteínas, cerca de 50 tipos protéicos diferentes. 

Fundamentais estruturas do controle metabólico,o ribossomo somente funciona quando as subunidades se fusionam. 

Existem, na sua subunidade maior, dois sítios: um A e outro P (A – aminoacil e um P - peptidil) receptivos ao RNA transportador(RNAt), substância carreadora dos aminoácidos (unidade básica das proteínas). 

A atuação ribossomal no mecanismo de tradução celular se divide em três estágios: o inicial, codificado pelo códon AUG(seqüência de bases pirimídicas), o estágio de alongamento (acréscimo de aminoácidos por ligações peptídicas) e estágio terminal codificado por um códon de parada (códon - Stop).

Núcleo das célulasO núcleo é a região das células eucariontes, delimitada pela membrana nuclear ou carioteca (karyon = núcleo; théke = invólucro), armazenando em seu interior os cromossomos, contendo também um oumais nucléolos mergulhados em seu nucleoplasma (cariolinfa).

Normalmente apresentam forma ovóide ou esférica, com diâmetro médio igual a 5μm, porém também manifestando morfologia lobular: bilobuladosou multilobulados, observados em células de defesa (alguns tipos de leucócitos).

Entretanto, existem células anucleadas, por exemplo, as hemácias dos seres humanos. Desta forma, de acordo com adiferenciação entre os tecidos, células diferentes em um mesmo organismo podem variar quanto ao número de núcleos, sendo: mononucleadas, possuindo somente um núcleo (células epiteliais); binucleadas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ribossomos
  • ribossomos
  • Ribossomos
  • Ribossomos
  • Ribossomos
  • Ribossomos
  • ribossomos
  • ribossomos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!