rh0012

3888 palavras 16 páginas
INTRODUÇÃO
Na Industrialização Clássica surgem os antigos departamentos de pessoal e, posteriormente, os departamentos de relações industriais. O departamento pessoal era encarregado de registrar a admissão do empregado, atualizar a carteira de trabalho, contar as horas trabalhadas e outras exigências legais da época a respeito do emprego. Ainda nessa era, o departamento de relações industriais assume o mesmo papel do pessoal, porém, acrescido de outras competências, como o relacionamento com sindicatos e a coordenação interna de outros departamentos da empresa para enfrentar problemas sindicais. Nessa era, predominava o conceito de pessoas como mão de obra no sentido bruto. Empregados eram vistos apenas como fornecedores de esforço físico e muscular que operam máquinas.
O Departamento de Recursos Humanos (DRH) surge na era Neoclássica e substitui os departamentos de relações industriais. Nessa época, o DRH (e, posteriormente, a Gestão de Pessoas) desenvolve funções operacionais e táticas, tratando de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, higiene, segurança do trabalho e das relações trabalhistas e sindicais que já eram preocupação antes. A preocupação com trabalhador é maior, pois começa a se tornar perceptível que ele pode contribuir com o intelecto e não só com físico.
A Era da Informação traz à tona a equipe de Gestão de Pessoas. As pessoas da organização passam de sujeitos passivos para ativos e, assim, se tornam parceiras da organização. Cumprem metas, alcançam resultados, participam com consciência no alcance dos objetivos da empresa.
Evolução, segundo Michaellis (2002, p. 329) significa progresso, transformação lenta e progressiva de uma ideia, fato, ação, etc. E para tanto, é de importância considerável trazer a evolução da área de Recursos Humanos para os dias atuais buscando entender sua trajetória ao longo dos anos. A década de 30 é o marco para a área de recursos humanos, antes disso a administração de pessoal, como ficou

Relacionados