RH restão de pessoas

595 palavras 3 páginas
O departamento de RH ou de pessoal há tempos atrás atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores.
As diferenças são:
01. Empregado: aquele que tem um emprego.
02. Colaborador: aquele que colabora.
03. Chefe: o principal entre outros; o encarregado de dirigir um serviço;
04. Gestor: do latim gestore - gerente; administrador de bens alheios.
A área de Recursos Humanos deixou (ou pelo menos deveria deixar) de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização, pois a visão de que as pessoas são o maior capital da empresa prevalece atualmente.
As pessoas constituem o principal ativo da organização. Daí, a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas para seus funcionários. As organizações bem-sucedidas estão percebendo que apenas podem crescer, prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de otimizar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros. Principalmente, o dos empregados.
A Gestão de Pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.
As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização dependendo da maneira como elas são tratadas. Elas podem ser a fonte do sucesso como podem ser a fonte de problemas. É melhor tratá-las como fonte de sucesso.

Tempos Modernos

O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, seu famoso personagem “O vagabundo” faz o possível para sobreviver em meio a um novo mundo moderno e industrializado, ele relata os maus tratos que os funcionários passaram após a Revolução Industrial. O filme faz uma clara crítica sobre o capitalismo e de como os funcionários eram tratados de forma quase escrava, de uma forma implícita passa uma mensagem dos

Relacionados

  • AULA DE PROCESSO PENAL Tiago Rodrigues
    11683 palavras | 47 páginas
  • Automação
    18227 palavras | 73 páginas