Contitucional

Páginas: 3 (653 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014

Ao estudarmos os princípios constitucionais compreendemos que a Constituição é o documento hierarquicamente superior a todos os outros existentes, no que diz respeito a um determinado ordenamentojurídico. É direta ou indiretamente a partir dela que são criadas todas as outras normas, ou seja, todas as outras normas tem que estar de acordo com ela, construindo-se assim uma unidade na ordemjurídica.
Toda e qualquer disposição constitucional não deve ser interpretada isoladamente, deve-se levar em conta todo o conjunto, toda a unidade, afim de que, baseando-se no princípio da unidade daConstituição, que prega a não superposição, ou prevalência de uma norma constitucional sobre outra, sejam evitadas eventuais superposições de normas conflitantes.
A possibilidade da decorrência de umaeventual superposição de normas conflitantes, explica-se pela existência de antinomias constitucionais, que é a coexistência de normas constitucionais de sentido contrários.
Em nosso país, quando setem o sentimento de injustiça, de que o Estado não cumpre com o seu papel as ondas de ódios popular manifestam-se através da famosa justiça com as próprias mãos. E se não temos um Estado forte,punível, justo, célebre e capaz de usar a jurisdição para resolver todos os conflitos como a sociedade deseja, isso nos leva a questionar: Por que não dar a sociedade o direito de resolver os seus própriosproblemas sem o dedo do Estado?
Bem, tal aprovação poderias nos levar ao tempo dos primórdios humanos, tempo este bem visível no assutador filme As bruxas de Salem. Assistindo o filme ficamos com osnervos a flor da pele. Era a perseguição pela perseguição, onde várias reputações foram destruídas sem nenhuma justificativa plausível. Meu Deus, como uma mentira pode mandar 19 inocentes para aforca! Tal atitude nos questiona que autorizar que se faça justiça com as próprias mãos agride o nosso estado democrático de direito, pois muitas pessoas eram acusadas sem nenhuma prova ou base legal....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contitucional
  • Contitucional
  • Contitucional
  • contitucional
  • contitucional
  • contitucional
  • contitucional
  • Contitucional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!