Rffffffff

746 palavras 3 páginas
1ª Biografia ÁLVARO DE CAMPOS

Álvaro de Campos nasceu no final do século XIX, em Tavira. Engenheiro naval for formação, estudou em Glasgow, na Escócia. Visitou o Oriente mas, desiludido, volta a Portugal, onde tem contato com Alberto Caeiro, que se torna seu mestre. Desperta para o sensacionalismo e para o futurismo.
Do Oriente, em Opiário, escreve:

Eu acho que não vale a pena ter Ido ao Oriente e visto a Índia e a China. ... Por isso eu tomo ópio. É um remédio. Sou um convalescente do Momento

Menos objetivo que o mestre, porém, deixa de lado a sensação plácida de Reis e pura de Caeiro e centra-se sobre o sujeito, caindo no que viria a ser a consciência do absurdo, a experiência do tédio e da desilusão. De tão nervoso e emotivo, por vezes chega à histeria.

Do tédio, em Adiamento:

Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã... Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã, E assim será possível; mas hoje não...

Em Tabacaria, define sua desilusão em relação a si mesmo e ao mundo nos versos: Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

A poética inventada:

Campos é um poeta que admira a inovação e

Relacionados