MANEJO E FENAÇÃO DAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO CYNODON

6048 palavras 25 páginas
MANEJO E FENAÇÃO DAS FORRAGEIRAS
DO GÊNERO CYNODON

Antônio Ricardo Evangelista1
Adauton Vilela Rezende2
Adauto Ferreira Barcelos3

1 INTRODUÇÃO

A conservação de forragens, seja na forma de feno ou silagem, é prática indispensável para manter níveis de produtividade animal similares durante todo o ano.
A estacionalidade na produção de forragens determina a alternância de períodos de abundância e escassez de forragem, e gera a necessidade de se conservar parte da produção, de forma a atender às necessidades de alimento volumoso do rebanho na época seca.
A fenação constitui-se em uma das alternativas recomendáveis, especialmente pela possibilidade de estar associada ao programa de manejo das pastagens, aproveitando para fenar o excedente de pasto produzido no período das águas.
No Brasil, a fenação teve bom impulso com a criação de eqüinos, haja vista a dependência desses animais por esse tipo de alimento, passando
______________________
1
Professor Titular do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras-MG.
(UFLA).
2
Doutor em Zootecnia Área Forragicultura e Pastagem , Bolsista Recém-Doutor CNPq.
3
Doutor em Zootecnia, Pesquisador da EPAMIG-CTSM-Lavras-MG.

6

a ser considerada uma opção de atividade em agricultura. Assim, hoje, algumas propriedades direcionam sua atividade exclusivamente para produção e comercialização do feno, após deixarem de lado a criação animal, e um dos motivos, é que nenhuma cultura produz de 8 a 10 safras por ano, permitindo uma entrada constante de dinheiro, o que é muito importante para o produtor rural, seja qual for o porte da propriedade.
Dentre as forrageiras mais bem adaptadas à produção de feno, as do gênero Cynodon

destacam-se porque apresentam elevado potencial de

produção de forragem de boa qualidade, podendo ser usadas tanto para pastejo, como para produção de feno e apresentam também morfologia adequada, principalmente haste fina e folhas bem aderidas ao colmo e

Relacionados