rewlatorio etinografico

262 palavras 2 páginas
Instituição:
Curso:
Disciplina:
Docente:
Atividade:
Produto: Relato Etnográfico
Estudante:

Esta atividade tem o objetivo fazer um relato etnográfico, tendo como foco o papel da mulher na sociedade brasileira. Neste relato foram extraídas informações da cidade de Nossa Senhora do Socorro no Conjunto Marcos freire II, onde teve como critério a família nuclear na qual a moradora pertence.
Atualmente a mulher vem desempenhando um papel fundamental tanto para a sociedade quanto para a família a qual pertence. Hoje, podemos observar que a mulher está mais atuante no mercado de trabalho, comparando com a mulher contemporânea, onde a mulher moderna designa também de um papel importante tanto quanto o homem, às vezes até como líder da família, tratando-se das funções e atividades exercidas por elas. Porém, muitas dessas mulheres hoje em dia vivem em um tipo de estrutura familiar considera nuclear. No caso tratado sobre este relato, por exemplo, podemos observar o papel da cidadã, no qual desempenha uma função de líder família, pois o pai tem problemas de saúde e não pode contribuir muito para a composição de sua família.
Com base na família nuclear, muitas das mulheres pertencentes a esse tipo de composição familiar, onde alem de trabalhar precisa cuidar da família, isso às vezes acaba tornando-se uma tarefa difícil, pois sem o apoio do companheiro esta tarefa torna-se cansativa para a mulher, pelo fato de desempenhar sozinho o papel de líder da família.
Porém, ao contrario disso a mulher vem sendo cada vez mais emancipada, tornando-se independente financeiramente e tendo mais autonomia nas decisões de sua vida.

Relacionados