Revolução industrial

Páginas: 7 (1708 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2011
Influência da Revolução Industrial

Com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) e a sua aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social. Num lapso de um século, às mudanças ocorridas foram maiores que em todo o milênioanterior. É a chamada Revolução Industrial, que passou por duas épocas distintas:

1780 a 1860: Revolução Industrial ou revolução do carvão e do ferro

A 1a Revolução Industrial apresenta quatro fases distintas:
1a fase: Mecanização da indústria e da agricultura, com o aparecimento da máquina de fiar, do tear hidráulico, do tear mecânico e do descaroçador de algodão, que substituíram otrabalho do homem e a força motriz muscular do homem, do animal ou da roda de água.

2a fase: Aplicação da força motriz à indústria. As máquinas a vapor transformam as antigas oficinas em fábricas.

3a fase: Desenvolvimento do sistema fabril. O artesão e sua pequena oficina patronal desaparecem para ceder lugar ao operário e às fábricas e usinas baseadas na divisão do trabalho. Surgem asindústrias em detrimento da atividade rural. A migração de massas humanas das áreas agrícolas para as proximidades das fábricas provoca a urbanização.

4a fase: Espetacular crescimento dos transportes e das comunicações. A navegação a vapor, os locomotivos a vapor e novos meios de transporte e de comunicação apareceram com surpreendente, rapidez. O telégrafo elétrico, o selo postal e o telefone impelemos fortes desenvolvimentos econômicos, sociais, tecnológicos e industriais e as profundas transformações e mudanças que ocorreriam com uma velocidade maior.

1860 a 1914: Revolução Industrial ou do aço e da eletricidade

A 2a Revolução Industrial começa por volta de 1860, provocada por três acontecimentos importantes: o novo processo de fabricação do aço (1856); o aperfeiçoamento do dínamo(1873) e a invenção do motor de combustão interna (1873).

As características da 2a Revolução Industrial são as seguintes:
1-Substituição do ferro pelo aço como material industrial básico;
2-Substituição do vapor pela eletricidade e derivados do petróleo como fontes de energia;
3-Desenvolvimento da maquinaria automática e da especialização do trabalhador;
4-Crescente domínio da indústriapela ciência;
5. Transformação radical nos transporte e comunicações. As vias férreas são ampliadas. Em 1880, Daimler e Benz constroem automóveis artesanais na Alemanha, Dunlop aperfeiçoa o pneumático em 1888 e Henry Ford inicia a produção do seu modelo "T" em 1908. Em 1906, Santos Dumont faz a primeira experiência com o avião;
6. Surgem novas formas de organização capitalista. As firmas desócios solidários que tomavam parte ativa na direção dos negócios deram lugar ao chamado capitalismo financeiro.
7. Expansão da industrialização até a Europa Central e Oriental e o Extremo Oriente.

Da calma produção do artesanato, onde todos se conheciam, passou-se rapidamente para regime de produção por meio de máquinas, dentro de grandes fábricas. Assim, a Revolução Industrial provocouprofundas modificações na estrutura empresarial e econômica da época. Mas não chegou a influenciar os princípios de administração das empresas então utilizados. Os dirigentes de empresas trataram de cuidar como podiam ou como sabiam das demandas de uma economia em rápida expansão e tinham por modelo as organizações militares ou eclesiásticas nos séculos anteriores.

Influência dos Economistas LiberaisAs idéias básicas dos economistas clássicos liberais constituem os princípios básicos do pensamento administrativo de nossos dias. Adam Smith (1723-1790) é o fundador da economia clássica, cuja idéia central é a competição. Os mercados onde vigora a competição funcionam espontaneamente, de modo a garantir (por algum mecanismo abstrato que Smith chamava de a mão invisível que governa o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial
  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!