Revolução industrial

Páginas: 4 (876 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
Revolução Industrial

Antes da Revolução Industrial os produtos eram manufaturados, isso quer dizer que o homem tinha acesso a toda a parte de produção, desde a matéria prima até os toques finaisde acabamento, o que levava muito tempo para produzir e pouca quantidade produzida, sendo assim, tornava o produto muito caro.
A partir do século XVIII com a Revolução Industrial, teve como um dosfundadores do socialismo científico o Engelf, para designar o conjunto de transformações técnicas e econômicas que caracterizam a substituição de energia física pela energia mecânica, da ferramenta pelamáquina e da manufatura pela fábrica no processo de produção capitalista.
Causas gerais da Revolução Industrial
Entre os diversos fatores que se encontram na origem do processo de industrialização,três merecem destaque especial: A Revolução Comercial, a acumulação primitiva de capital e o aparecimento das máquinas.
Outro fator importante da Revolução Industrial foi o aparecimento das máquinasa vapor, do tear mecânico e das máquinas de fiar, que revolucionara, no séc. XVIII, as técnicas de produção industrial. A partir daí ocorreu o surgimento da indústria fabril.
Pioneirismo daInglaterra
A Inglaterra foi o país que mais lucrou e mais riquezas acumulou durante a Revolução Comercial.
Primeira Revolução Industrial
Primeiras invenções: A máquina de tear, a máquina a vapor, o barco avapor, o telégrafo, a locomotiva.
A Revolução Industrial acelerou o processo de migrações do campo para a cidade, o que intensificou o crescimento da população urbana e contribuiu para a formação deuma nova classe social, a operária. A jornada de trabalho nas primeiras décadas de industrialização tinha uma duração de 14 a 16 horas diárias. Os baixos salários, em conseqüência de abundância demão-de-obra e da utilização das máquinas reduziram o preço da força de trabalho a níveis de mera substância. O desemprego levou a uma formação do "exército industrial de reserva".
Na Inglaterra a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • revolução industrial
  • revolução industrial
  • Revolução Industrial
  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!