Empresas

Páginas: 4 (890 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
processos administrativos: A ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL.

A transição do industrialismo para uma economia informacional passando-se de um modelo taylorista-fordista para outros mais flexíveis. Oobjetivo deste artigo é analisar como se deu transição do trabalhador visto como extensão da máquina no modelo taylorista-fordista para um novo perfil. No entanto, qualquer ciência que se proponha eestudar os diferentes fenômenos sociais existentes devem estar preparados para constantes mutações em seus objetivos.
Ocorria a divisão do trabalho que aumenta assim,a produtividade e inicio de umagerencia cientifica pois tinham necessidade de capital.Por um paradigma produtivo que durante muitas décadas tinham grandes volume de produção a custos baixos. O fordismo também se utiliza da separaçãoentre o trabalho intelectual e o manual. Os trabalhadores eram adaptados nas divisões especializadas de tarefas. na individualidade de cada posto de trabalho, o que se percebe é apenas o movimentorepetitivo, muscular e parcelado que se encontram em um único sentido.
Houve uma divisão importante na organização da produção, tiveram intenção com tecnologias de informação e comunicação, causandomudanças econômicas, institucionais e tecnológicas da empresa, com o objetivo de economizar mão-de-obra na automação de trabalhos e eliminação de tarefas.
O toyotismo é uma oposição ao fordismo, umanova forma de produção adaptada à economia global à produção flexível, destinado a reduzir incertezas, eliminação de desperdícios que estimula a adaptabilidade.
Nos últimos vinte anos houve umamodificação nos sistemas produtivos. Não houve uma tentativa de reduzir a incerteza ou de minimamente controlá-la, ela foi tida como dada. Esta é uma nova realidade, para que a empresa não gere o conflitocom as estruturas como se poderia esperar que ocorresse no fordismo ou no toyotismo.
O sucesso da especialização flexível decorreria em parte das novas tecnologias que permitem a rápida configuração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empresas
  • Minha empresa
  • Empresa
  • Empresas
  • Empresa
  • Nossa empresa
  • Empresa
  • empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!