Revolta da chibata

Páginas: 2 (457 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
REVOLTA DA CHIBATA:
Foi um movimento de marinheiros da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se estendeu de 22 até 27 de novembro de 1910 na baía deGuanabara, no Rio de Janeiro, à época a capital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto.
Na ocasião rebelaram-se cerca de 2400 marinheiros contra a aplicação de castigos físicosa eles impostos (as faltas graves eram punidas com 25 chibatadas), ameaçando bombardear a cidade. Durante o primeiro dia do motim foram mortos marinheiros infiéis ao movimento e cinco oficiais que serecusaram a sair de bordo, entre eles o comandante do Encouraçado Minas Geraes, João Batista das Neves. Duas semanas depois de os rebeldes terem se rendido e terem desarmado os navios, obtendo dogoverno um decreto de Anistia, eclodiu o que a Marinha denomina de "segunda revolta". Em combate, num arremedo de motim num dos navios que não aderiram à Revolta pelo fim da Chibata, morreram mais umoficial e um marinheiro. Esta "segunda revolta" desencadeou uma série de mortes de marinheiros indefesos, ilhados, detidos em navios e em masmorras, além da expulsão de dois mil marinheiros, atosamparados pelo estado de sítio que a "segunda revolta" fez o Congresso Brasileiro aprovar.

1.A Revolta da Chibata, liderada por João Candido foi?
a) a rebelião de escravos contra os castigos físicos,ocorrida na Bahia, em 1848, e repetida no Rio de Janeiro.
b) a revolta, no porto de Salvador, em 1860, de marinheiros dos navios que faziam o trafico negreiro.
c) o protesto, ocorrido no exercito, em1865, contra o castigo de chibatadas em soldados desertores na Guerra do Paraguai.
d) a rebelião dos marinheiros, negros e mulatos, em 1910, contra os castigos e as condições de trabalho na Marinhade Guerra.
e)o protesto popular contra o aumento do custo de vida no Rio de Janeiro, em 1917, dissolvido, a chibatadas pela policia.
2.Quais eram as principais reivindicações da Revolta?
a)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revolta da chibata
  • revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da chibata
  • Revolta da Chibata
  • revolta da chibata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!