REVISÃO SISTÉMICA SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT, ESTRATEGIAS E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO

Páginas: 12 (2769 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
SÍNDROME DE BURNOUT




REVISÃO SISTÉMICA SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT, ESTRATEGIAS E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO



1º Ciclo em Psicologia
UC: Métodos de Investigação em Psicologia
Martinez, Mamlio; Moura, Letícia;
Pereira, José; Serrão, Eduardo.
06 de Janeiro de 2014
Resumo
O presente estudo teve como objetivo, efetuar um levantamento da literatura mais recente sobre a síndrome deburnout, estratégias e práticas de intervenção, já que nas últimas décadas, a relação entre stresse profissional e saúde mental, tem sido objeto de muitos estudos, sobretudo pelos crescentes níveis de incapacidade temporária, absentismo e riscos de saúde que se geram no indivíduo, para além dos custos económicos e sociais inerentes, que afetam ao trabalhador, as organizações e a própria sociedadeem si (Moreno, Gil, Haddad & Vannuchi, 2011).
Por este motivo, decidimos efetuar a nossa pesquisa de métodos de investigação em psicologia, sobre a síndrome de burnout, dada a importância que o tema tem, a qual se mantém tão atual, como na altura em que apareceu pela primeira vez na literatura cientifica e assim, apresentarmos uma revisão bibliográfica sobre o tema.
Para os efeitos, realizou-seuma pesquisa bibliográfica exploratória, nas bases de dados indexadas LILACS, PEPSIC e SCIELO, com abrangência temporal à partir de 2008, inclusive. As palavras-chave ou descritoras utilizadas na pesquisa foram: Burnout; Síndrome de Burnout; Esgotamento Profissional e Estratégias de Intervenção.
Da pesquisa efetuada, foram extraídos 30 artigos, os quais foram classificados de acordo com ascategorias: revisão teórica, relato de pesquisa e validação de instrumento.
Desses artigos, apenas foram selecionados cinco, por serem pertinente e estarem mais relacionados, com o objeto do nosso estudo.
Para além disto, também nos surgiu a preocupação de efetuarmos uma pesquisa sobre os estudos efetuados neste âmbito, na Região Autónoma da Madeira, pelo qual, apresentaremos de forma sucinta, orespetivo estado da arte.
Palavras-chave: Burnout; Esgotamento Profissional e Intervenção.
Revisão Sistémica sobre o Burnout, Estratégias e Práticas de Intervenção
A primeira definição do termo foi apresentada por Freudenberger (1974), psiquiatra e psicanalista norte-americano, para descrever uma síndrome que ele considerava frequente nos profissionais de saúde, produto da tensãoemocional pelo contacto direto com pessoas que apresentavam problemas (Roque & Soares, 2010).
Para Freudenberger, a síndrome se apresentava como um estado de fadiga ou frustração, provocado pela devoção a uma causa, modo de vida ou relação, que não produziu as recompensas desejadas (Tecedeiro, 2010).
O gap entre expectativas e realidade, quando a pessoa mantém os seus esforços para alcançá-las,cria um conflito interno que consome energias. A esse sentimento podem associar-se outros, como, conflito entre um self verdadeiro e um self de fachada, cinismo, irritabilidade, impaciência, distanciamento emocional, omnipotência, baixa autoestima, depressão e múltiplas queixas psicossomáticas. (Tecedeiro, 2010).
Contudo, a definição mais aceite, como refere Roque e Soares (2010), é da autoria deMaslach e Jackson (1981), que a definem como um cansaço físico e emocional, que leva a uma perda de motivação para o trabalho, podendo evoluir para sentimentos de fracasso.
Nesse sentido, Maslach (1993, 1998), citada por Tecedeiro (2010), considera o burnout, como sendo uma resposta prolongada a stressores interpessoais crónicos presentes no trabalho, constituída por três dimensões independentesmas interligadas:
Exaustão emocional ou esgotamento dos recursos emocionais.
Despersonalização ou insensibilidade para com os outros.
Redução da realização profissional, diminuição dos sentimentos de competência e prazer, associados ao desempenho profissional.
E que surge quando há um desequilíbrio entre necessidades individuais e exigências profissionais, nas seguintes áreas:

Excesso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O pedagogo como coach na intervenção da síndrome burnout
  • SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  • Resenha Síndrome de Burnout entre os trabalhadores de Estratégia de Saúde da Família.
  • Síndrome da resposta inflamatória sistêmica/sepse – revisão
  • Síndrome de Burnout
  • sindrome de Burnout
  • Síndrome de Burnout
  • Sindrome de Burnout

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!