Review: Information Technology and Organizational Performance: An Integrative Model of IT Business Value

Páginas: 5 (1028 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014




Sumário Crítico:
Review: Information Technology and Organizational Performance: An Integrative Model of IT Business Value

IT Competency and Firm Perfomance: Is Organizational Learning a Missing Link?



O artigo Information Technology and Organizational Performance: An Integrative Model of IT Business Value faz uma revisão na literatura e desenvolve um modelo de negócios em TIque tenha valor para organização, usando este modelo para consolidar o conhecimento sobre o tema. Este artigo vai ao encontro do artigo IT Competency and Firm Perfomance: Is Organizational Learning a Missing Link?, uma vez que este analisa como as organizações investem em tecnologia da informação acreditando que isto trará resultados no desempenho organizacional, mesmo sem um retorno doinvestimento.
Melville et al. (2004) afirma que as empresas ainda não conseguem se apropriar de todo o valor que TI gera. Este valor, se não for capturado pela empresa, seus clientes, fornecedores e concorrentes podem se apropriar (apud Bresnahan, 1986, Hitt e Brynjolfsson, 1996). Por outro lado, Tippins e Sohi (2003) argumentam que, apesar de as empresas apostarem na possibilidade de maior competitividadeao investirem em TI, ainda não é claro os impactos na estratégia e nos resultados da organização.
Aral e Weill (2007) mencionam que as capacidades organizacionais moderam o relacionamento entre os investimentos em TI e diferentes medidas de desempenho da empresa, porém, investimentos em TI podem produzir resultados variados (apud. Brynjolfsson e Yang 1997 Bharadwaj 2000). Soh e Markus (1995)sugerem que o investimento em TI leva a ativos de TI, os ativos de TI levam a impactos de TI e seus impactos ao desempenho organizacional. Bharadwaj (2000) acredita que a infraestrutura, os recursos humanos e os ativos intangíveis de TI auxiliam o desempenho empresarial.
Cinco conceitos sobre TI foram aplicados para o estudo sobre sistemas de informação de Melville et al. (2004), sendo eles: visãode ferramenta, como sendo de acordo com a necessidade e desenvolvimento; proxy, ou seja, suas características essenciais; visão conjunta, contemplando a interação no uso entre a pessoa e a máquina; visão computacional, com o desenvolvimento do sistema; e visão nominal, que é algorítmica e de simulação.
Outro ponto é o gerenciamento efetivo da informação. Este conceito é visto como criação devalor e não custo para a empresa, ou seja, um ativo intangível que pode influenciar outros recursos da organização (in Tippins e Sohi, 2003). O artigo assevera que a aprendizagem se torna importante porque lida com o processo de desenvolvimento da capacidade organizacional (apud Schendel, 1996). Tippins e Sohi (2003) dividem em quatro componentes a aprendizagem organizacional: aquisição,disseminação, compartilhamento e memória da informação.
Sendo assim, os artigos definem como valor de negócios em TI os impactos da tecnologia da informação no desempenho organizacional em todos os níveis da empresa e seus impactos na competitividade e eficiência, sendo competitividade identificada como sustentabilidade da vantagem competitiva por meio de recursos valiosos, raros, inimitáveis e nãosubstituíveis, como sugere Barney (1991) no conceito de visão baseada em recursos. Apesar do exposto, Tippins e Sohi (2003) apontam que não existe uma evidência de que a tecnologia possui uma relação direta com a vantagem competitiva (apud Mahmood e Soon, 1991; Zahra e Covin, 1993; Hitt e Brynjolfsson, 1996; Powell e Dent-Micallef, 1997).
A visão baseada em recursos auxiliou para que fosse criado o conceitode competência de TI, que significa a habilidade de uma empresa em utilizar e entender as ferramentas e processos de TI necessários para gerenciar o mercado e as informações sobre os clientes. Esta perspectiva é dividida em: conhecimento de TI, sendo ela a informação combinada com a experiência técnica; operações de TI, utilizada para gerenciar o mercado e clientes; e objetos de TI, que são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cobit
  • The age of the multisided business model
  • Presentetion and analysis of three hybridization models
  • LIVRO Chemistry And Technology Of Soft Drinks And Fruit Juices
  • Markers of dna repair and susceptibility to cancer in humans: an epidemiologic review
  • resumo Dunning
  • Resenha do texto: “Creating Value Through Business Model Innovation”
  • Vulnerability of project management life cycle models failures and risks

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!