Revendo Capitulo

Páginas: 2 (445 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2013
Exercícios
2. Distinga a concepção de trabalho na Antiguidade e na Idade Moderna.
3. Explique o que Marx entende por fetichismo da mercadoria e reificação do trabalhador.
4. Releia a citação deFoucalt no tópico7, “De olho no cronômetro”, explique a relação que o filósofo estabelece entre disciplina, utilidade e obediência.

10. (UEL-PR) Analise a figura a seguir.
“Parece que enquanto oconhecimento técnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humano, a autonomia do homem enquanto indivíduo, a sua capacidade de opor resistência ao crescente mecanismo de manipulação dasmassas, o seu poder de imaginação e o seu juízo independente sofreram aparentemente uma redução. O avanço dos recursos técnicos de informação se acompanha de um processo de desumanização. Assim, oprogresso ameaça anular o que se supõe ser o seu próprio objetivo: a ideia do homem.” (Max Horkheimer. Eclipse da Razão. Rio de Janeiro: Labor do Brasil, 1976. p. 6.)
Com base no texto, na imagem e nosconhecimentos sobre racionalidade instrumental, é correto afirmar:
a) A imagem de Chaplin está de acordo com a crítica de Horkheimer: ao invés de o progresso e da técnica servirem ao homem, este setorna cada vez mais escravo dos mecanismos criados para tornar a vida melhor e mais livre.
b) A imagem e o texto remetem à ideia de que o desenvolvimento tecnológico e o ex-traordinário progressopermitiram ao homem atingir a autonomia plena.
c) Imagem e texto apresentam o conceito de racionalidade que está na estrutura da sociedade industrial como viabilizador da emancipação do homem em relação atodas as formas de opressão.
d) Enquanto a imagem de Chaplin apresenta a autonomia dos trabalhadores nas socie-dades contemporâneas, o texto de Horkheimer mostra que, quanto maior o desen-volvimentotecnológico, maior o grau de humanização.
e) Tanto a imagem quanto o texto enaltecem a inevitável instrumentalização das rela-ções humanas nas sociedades contemporâneas.


Respostas
2. Na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revendo o capítulo
  • revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • revendo o capítulo
  • Revendo o capitulo
  • revendo o capitulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!