revendo o capitulo

Páginas: 2 (352 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
1- Explique quais são os argumentos das duas posições antagônicas assumidas com relação ao trabalho: como tortura e como condição de humanização. Em seguida, posicione-se sobre a questão.

R:Confirmando esse sentido negativo, a própria palavra trabalhar deriva do latim tripaliare, que nomeava o tripálio, um instrumento formadopor três paus, próprios para atar os condenados ou para manterpresos os animais difíceis de ferrar. A origem comum identifica o trabalho à tortura. Se a vida humana depende do trabalho, e este causa tanto desprazer, só podemos concluir que o seu humano estácondenado à infelicidade. Para reverter esse quadro pessimista, vejamos os aspectos positivos do trabalho.

2- Distinga a concepção de trabalho na Antiguidade e na Idade Moderna.

R: Podemos dizer queo ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo em que produz coisas, torna-se humano, constrói a própria subjetividade. Desenvolve a imaginação, aprende a se relacionar com os demais, aenfrentar conflitos, a exigir de si mesmo a superação de dificuldades. Enfim, com o trabalho ninguém permanece o mesmo, porque ele modifica e enriquece a percepção do mundo e de si próprio. Comocondição de humanização, o trabalho liberta, ao viabilizar projetos e concretizar sonhos. Se em um primeiro momento a natureza apresenta-se comodestino, o trabalho será a possibilidade da superação dosdeterminismos. Nesse sentido, a liberdade humana não é dada, mas resulta da ação humana transformadora.

3- Explique o que Marx entende por fetichismo da mercadoria e reificação do trabalhador.

R: Ofetichismo é o processo pelo qual a mercadoria, um ser inanimado, adquire“vida” porque os valores de troca tornam-se superiores aos valores de uso e passam a determinar as relações humanas, aocontrário do que deveria acontecer. Desse modo, a relação entre produtores não se faz entre eles próprios, mas entre os produtos do seu trabalho. Por exemplo, não são relações entre alfaiate e carpint...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revendo o capítulo
  • revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • Revendo o capitulo
  • revendo o capítulo
  • Revendo o capitulo
  • Revendo Capitulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!